On segunda-feira, 12 de abril de 2010

Para comemorar minha postagem de número 300, resolvi ir até uma igreja para observar o ambiente e se possível participar de algo, tentando analisar o que faz com que as pessoas sintam necessidade e/ou queiram ir até este "centro de enganação".
A igreja a qual visitei foi a IURD (Igreja Universal do Reino de Deus), a mesma que por quatro vezes me tirou o sono com gritaria, lá dentro, e me fez entrar lá e falar com o pastor (de uma forma educada, lógico! --- não é pq eles faltam com a deles que eu vou faltar com a minha) sobre a barulheira.
Se fosse fazer um esquema com o cronograma do culto seria algo como:



  1. Musiquinha;
  2. Pedir dinheiro;
  3. Musiquinha enquanto dão dinheiro;
  4. Mais musiquinha;
  5. Trecho da Biblia sem pedir que as pessoas acompanhem, apenas um trecho pequeno;
  6. Desenvolvimento da idéia (algo bem simples, nada complicado);
  7. Músiquinha novamente;
  8. Pedir dinheiro;
  9. Musiquinha enquanto dão dinheiro;
  10. Vídeo com o Bispo Edir Macedo, falando sobre como ele conseguiu o seu império com a fé dos outros.;
  11. Pastor falando e aumentando os feitos do Bispo;
  12. Musiquinha;
  13. Musiquinha pela enésima vez;
  14. Crianças dançando música, estilo Street Dance;
  15. Considerações sobre os próximos cultos;
  16. Música com muita gritaria e ênfase;
  17. Pedido de muito dinheiro.

Sentei-me no fundo com meu primo que tbm é um descrente, depois da parte 3, eles vieram com uma fitinhas, falando sobre um evento em Botafogo que terá, como meu primo tem mais experiência em frequentar as "bocas de culto", perguntei se iam me cobrar pela fitinha, ele disse que não, então resolvi aceitar a fitinha, logicamente não perguntei isso na frente da menina que distribuia, estou com a fitinha amarrada até o presente momento no meu pulso.
Na parte 5, não consegui escutar de que trecho da bíblia ele falava,  acredito que seja uma estratégia para tirar o pessoal do fundo e ir lá para a frente, sendo que não foi eficaz conosco. Porém deu para entender que se tratava de uma parte motivacional, que dizia que era para tentar arriscar (ter fé).
No momento 10, o Bispo P-dir Ma(i)cedo, (que tá velho pacas!) começou falando tranquilinho sobre o que a pessoa tinha que fazer em sua vida, e muitas vezes largar o certo pelo duvidoso (Belo conselho, muito sensato!), e falou da vida dele, e como ele conseguiu todo o seu império com a fé dos outros, (minha interpretação) e que colocou deus à prova, e que não poderia ser mentira aquilo que estava vivendo, enfim, aquelas velhas provas de que se aconteceu algo bom, em uma situação onde poderia dar errado também, foi deus quem ajudou (imagino o contrário, o que ele diria). E falou que mesmo os que odiavam-no (tentou falar comigo), os mais ateus (eu, novamente) sabiam que ele não ganhou nada do governo, ajuda nenhuma, (ele esqueceu das isenções de impostos e regalias que as igrejas tem) para conquistar tudo, e que aquilo tudo, incluindo as Record e Record News, tudo gerava no mínimo 50 mil empregos. Digo que poderia ser melhor, poderiam ser escolas e além de ter empregos teriam pessoas melhorando suas vidas, e não só ficando mais fudido.
Logo que terminou o vídeo, passamos para o momento 11, onde o Pastorzinho, com uma cadeira em cima de um altar e um jarro de vidro com água (eles não adoram ídolos, mas estavam cheios de simbologismos no local, que duvido que os mesmos quebrariam, como quebraram a Santa do ICAR); O Pastor aumentou o número de empregos para 150 mil, (humilde, não?). Bem que ele tentou falar 500 mil, mas era absurdo demais, a galera não seria tão burra de aceitar esse número 10 vezes, ou seria?
Chegamos ao momento da dança das crianças (14), que dançaram algo similiar a um Street Dance. Acreidto e quero acreditar que aquelas danças eram para o povo assitir, e não acreditando que deus estava vendo e gostava daquilo.
Eu não tinha planos de fazer o que fiz, mas ao longo da conversa com meu primo decidimos fazer uma experiência, fui FAZER UMA OFERTA (é isso mesmo, fui fazer uma oferta!), Separamos R$ 1,50 - cada um - Eu decidi pedir que deus curasse todos os cânceres (acho que escreve assim) existentes no mundo. Será que esse deus atenderia as solicitações de um ateu, ateu esse que pediu algo tão benéfico? Será que um real e cinquenta centavos paga esse milagre? Fica a pergunta no ar...
Conclusão: Percebi que aquelas pessoas não se importam que o deus deles é falho, é tudo que nós ateus apontamos, até a possibilidade de ser inexistente é irrelevante, perto do desejo daquelas pessoas de obterem seus desejos atendidos, e acreditam mesmo que há essa possibilidade. Nós, ateus, sabemos que sem tirar a bunda do sofá, quase nada acontece. Apesar de que os pastores pregam que a pessoa tem que fazer o necessário, isto é, se virar sozinha, mas elas não enchergam que estão fazendo isso, e o ateísmo oferece isso as pessoas, elas podem sim, mas não pela razão de que um deus as tornam capazes, mas sim, por ter capacidade, braços, pernas, cérebro e saúde para tal, e mesmo as que não tem nosso corpo é capaz de superar muitas intempéries.




MUITO OBRIGADO POR ACOMPANHAR MINHAS 300 BESTEIRAS!

Camisas Vero

3 comentários:

felippe1983 disse...

Fabenrik, não são 300 besteiras, vc já nos mostrou muita coisa e trouxe bastante alegria para nós, continue com seu trabalho no site.

Mas saliento que vc pode ir à qualquer lugar de crença em divindades, o que vão sempre frisar é a necessidade de acreditar, sempre isso, porém sem evidências sempre.

Vc pode até talvez sentir algum tipo de culpa algum dia, por ser diferente, mas aceite vc do jeito que vc é, dane-se, não tem como vc mudar, seus genes sempre te puxarão para sua personalidade.

Faz o seguinte se vc indo nestas igrejas comprovar por ciência que um ser criador criou tudo e governa tudo o que acontece, vc posta estas evidências numa grande universidade norte americana que é nobel na certa e vc terá 1 milhão de dólares na conta.

ABEL disse...

VC DEVERIA CHAMAR O DISC PISIU,JÁ QUE A IGREJA TE INCOMODA TANTO.
TANTA COISA IMPORTANTE PARA SE PREOCUPAR VC VAI PERDER TEMPO INCOMODANDO OS CRENTES,SE FOSSE UMA ESCOLA DE SAMBA NÃO TE INCOMODARIA TANTO.
E SE INCOMODACE,VC NÃO TERIA CORAGEM DE RECLAMAR ,POIS COM CERTEZA LEVARIA UM PORRADASSO NA CARA.
AMIGO PODEMOS VIVER CIVILIZADAMENTE ,PARA ISSO EXISTE LEIS.
UM ABRAÇO DO TEU AMIGO E VIZINHO.

Meks disse...

Wow reclame e apanhe hahaha, isso me lembra um tempo de fogueiras...

Postar um comentário

Antes de postar, conheça as "Regras", por favor.