On sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Um recente estudo que recompila pesquisas sobre religião da população mundial concluiu que o número de pessoas que não creem em Deus no mundo só faz crescer. O estudo, liderado pelo sociólogo Phil Zuckerman, inclui um ranking com os países considerados menos religiosos. No ranking, encabeçado pela Suécia, o Brasil nem aparece, já que estamos certamente no lado inverso desta lista, como uma das nações mais religiosas do mundo.

Eis:


Confiram o restante da lista em www.mdig.com.br.

Camisas Vero

33 comentários:

Victor disse...

É o que eu digo, deus deve mesmo amar os ateus. Os países mais desenvolvidos do mundo, são justamente os menos religosos.

Se não me engano, o Brasil é o segundo ou terceiro país com maior número de cristãos do mundo, perdendo só para os Estados Unidos (e talvez China).

Anônimo disse...

Não é que deus ame os ateus, é que, sem qualquer impedimento ou alienação religiosa, é muito mais fácil um país se desenvolver e caminhar por pernas próprias, sem precisar da "ajuda" de seres que só existem na mente das pessoas.

Anônimo disse...

Fale que a grande maioria de psicopatas são ateus.

JustUnderMe disse...

Boas,

E eu que pensava que era ao contrario xD

Quem mente não dá a cara xD

Cumps,
JustUnderMe

Unknown disse...

Mas não é rapaz?
Para tu veres que eu pensava que era exatamente ao contrário.
Graças à deus que veio esse anonimo nos dizer isso.
Agora eu posso encerrar o blog, não vou querer ser um psicopata, né?

Aff

Eli D. disse...

Pô, quebra o galho aí: vejo uma coerência entre três, dos quatro primeiros paíse, mas o Vietnã em segundo não tá muito claro para mim...Alguém explica?! Desde já, obrigado!

Unknown disse...

vietna teve uma revolucao socialista

Amorim disse...

Realmente no caso do Vietnã é uma imposição socialista e não espontanea, assim como em Cuba, mas também não sei o modelo de ensino nesses paises.
Um abraço a todos!

Barba disse...

Tem ctz Anonimo? George W. Bush não é ateu. A Igreja católica tbm não (!). Israel e jihadistas mto menos...

Unknown disse...

Essa lista é composta principalmente por países pagãos (os "nordicos")e do Leste Europeu (que tem um histórico comunista), por isso estão aí, não por um padrão de serem desenvolvidos ou não.

Anderson Kami Sama disse...

Não entendi o Japão. O Japão pode não crer no Deus cristão, mas eles crêem até no youkai da raposa com rabo de fogo que solta Hadouken e é um dos países onde o Budismo é amplamente seguido. Tá, mesmo sendo uma religião sem deus, é uma religião.

Abracos
Anderson

Amorim disse...

Nessa lista o unico pais que não é desenvolvido é o Vietnan.
Os países do leste europeu já são países desenvolvidos, o Socialismo por lá caiu com a antiga URSS há 20 anos. A Estônia faz parte da União Européia e cresce mais de 10 % ao ano, a moeda é o Euro e só 16% da população acredita no deus da biblia!
Os países "pagãos" como disse religiosamente o Ukla, teem a melhor qualidade de vida da terra e grande parte da população desses países não acreditam no deus da biblia.

Não conheço um país subdesenvolvido que tenha a maioria da população Ateia ou boa parte dela,
por tanto ateísmo e qualidade de vida teem alguma ligação sim.

Amorim disse...

No Japão 65% da população ou são Ateus ou Agnósticos, os 45% restantes acreditam em buda e essa é a imagem passada pelo Japão ao mundo.

Filipe Sch disse...

Acho que a quantidade de ateus é diretamente proporcional a qualidade da educação. Quanto mais conhecimento, mais argumentos as pessoas tem para refutar as histórinhas da Bíblia. Mas é claro que não se pode negar a influência histórica também, os nórdicos, socialismo, etc...

Anderson disse...

Achei um texto muito bacana escrita por Jairo a respeito deste mesmo tema e aqui posto.

-------
Sim, de facto, as sociedades escandinavas, em termos de ateísmo e de indiferença religiosa são as mais avançadas do mundo. Paralelamente, ocupam posições cimeiras mundiais quanto a nível de educação, esperança média de vida, produto nacional bruto per capita, enfim, posições cimeiras quanto ao Índice de Desenvolvimento Humano, da ONU. Todavia, tais sociedades ainda manifestam um fundo cultural conservador, em termos de clericalismo, embora fóssil, pois são sociedades onde há religião de Estado. Na Dinamarca, a Igreja Luterana goza de apoio constitucional do Estado. É dirigida por um Ministério dos Assuntos Eclesiásticos e tutelada, legislativamente, pelo parlamento, e, judicialmente (direito canónico), pelo Supremo Tribunal. Os bispos e pastores paroquiais são funcionários estatais. Esta Igreja não tem direcção central e está transformada num serviço público, que serve, nomeadamente, para realizar casamentos, pois o Estado delegou nela tais celebrações. As outras Igrejas dinamarquesas, doutras confissões, também recebem subsídios estatais, mas só para actividades sociais e não cultuais. Na Suécia, o Estado separou-se da Igreja, só em 2000, mas continua a subvencioná-la. Na Finlândia, há duas Igrejas oficiais, a Luterana Evangélica e a Ortodoxa (1% da população). Na Islândia, o mais avançado Estado escandinavo e número 1 do Índice de Desenvolvimento Humano, da ONU, desde há vários anos, é talvez o de menor prática religiosa. Estamos a falar de 1 ou menos de 1% da popul.
envolvida e, portanto, as igrejas estão vazias. Contudo, o Estado lá vai subvencionando os restos da sua religião, quiçá como raridade faunística e cultural e a título de conservação das igrejas. Na Noruega, 80% da população pertence formalmente à Igreja de Estado, obviamente luterana, mas somente 10% vão regularmente à igreja. Parece-me ser o Estado escandinavo mais religioso, dentro da pouca religiosidade da Escandinávia… Mas o carácter acentuadamente liberal desta gente, chega ao ponto de o Estado norueguês financiar tanto as igrejas como as associações humanistas/laicas, outorgando, de caminho, o direito à Associação Humanista Norueguesa de celebrar casamentos, incluindo a pessoas do mesmo sexo… Portanto, há um desfasamento entre a indiferença e ateísmo da população e um fundo cultural ancestral e clericalista, mas sob tutela do Estado. Nesta perspectiva, os Estados escandinavos ainda estão longe do laicismo… Quanto menos religiosos são os Estados, mais avançados são, em termos de indicadores económicos e sociais, com a excepção singular dos EUA, Estado muito religioso. Quanto mais religiosos são os Estados, menos avançados são, em termos de riqueza e doutros indicadores sociais. No primeiro caso, temos a Escandinávia, boa parte da Europa, o Canadá e o Japão; no segundo, temos o continente mais católico do mundo, a América, sobretudo a Latina, onde grassa muito pobreza, os Estados muçulmanos não-petrolíferos e a África negra, onde pontifica uma religioside ecléctica, confusa e trapalhona… Há, portanto, uma relação tendencial e inversamente proporcional entre a religiosidade dum povo e o seu desenvolvimento…
-----------------------


Abracos
Anderson - www.kamisama.com.br

Unknown disse...

KKKKKKKKKKKKKKKK
LISTA RIDÍCULA e ABSURDAMENTE INCOERENTE!!!
Cadê a Coréia do Norte onde o país é um dos únicos declaradamente Ateu!?
A Coréia do Sul é onde se encontram as maiores igrejas evangélicas do mundo!!

Ah, e quanto a Deus amar os Ateus vejamos:
A nação mais rica do mundo, os EUA, é aquela que detêm o maior número de cristãos.
A China! ISSO MESMO: CHINA! Grande potência, e país que mais cresce no mundo, ah, não digo só economicamente, mas a China detêm o maior índice de crescimento de Cristãos.
Hoje já são cerca de 180milhões de Cristão em um país que encabeça a lista das igrejas mais perseguidas.
Estima-se que em pouco tempo a China será o país com maior número de Cristãos do mundo.
Eh...repito: LISTA RIDÍCULA E ABSURDA!

Unknown disse...

Ah, engraçados que os países mais pagãos, como os citados escandinavos, são aqueles que encabeçam a lista dos países com maior índice de suicídio, tristeza e doenças relacionadas à depressão.
Show de bola isso hein!

Unknown disse...

Eu tinha que ler mais "O guia dos países com mais cristãos - para cristãos"
Que merda não ser bem informado, não é mesmo, Montanha?
Dá uma olhadinha no blog pois talvez vc adore, amigo!

Fabenrik
ateu e atoa

Dafne disse...

Mto bom, países desenvolvidos(exceto Vietnã) são os que menos acreditam em Deus!
Esses com certeza entraram na minha lista de possíveis países para morar...

Unknown disse...

Cara, graças a Deus não sei oq é ser mal informado...
Ou será que preciso ler: O livro dos Ateus!?
Ou teria que orar pra Darwin me responder?!

Irmãozin de 40 anos...vai lê um poquin e deixa de ser Ateu a toa...

Grande abraço e fique com Deus.

Ah...manero o blog cara...apesar da idade até que vc sabe fazer um blog direitinho.

Ah...só pra constar...os números citados não se encontram em livros para Cristãos, mas em dados fornecidos pelo próprio governo.
在见 我的朋友下!
好奇!!

Unknown disse...

@Montanha
Estará melhor se ver o livro dos Ateus... rsrs
Se orar para Darwin vai dar no mesmo que para seu deus.

40 anos? Eu? Nem mental. rsrs
Acho que vou procurar é uma plástica.

Obrigado pelo elogio ao blog, se quiser voltar e compartilhar informação que parece ter bastante, estamos aí no mesmo endereço.

Unknown disse...

@Dafne
Tbm estão na minha lista de lugares para morar!

Obrigado pela visita

Jonas disse...

Olha,o Montanha é um belo exemplo de como é melhor morar num estado laico e com educação de qualidade.Um viva para a Suécia!Muitas loiras, boas universidades e ônibus limpos!

Anônimo disse...

Não é atoa que a Suécia é campeã em bandas de black metal

Pedro disse...

O alto índice de suicídio nos países escandinavos tem uma relação mais direta com o clima do que com as crenças. Vejam que, mesmo no Brasil, ocorrem mais atentados em dias frios e/ou chuvosos. Muitas vezes é a própria natureza que influencia o "espírito" dos homens, portanto uma inclinação maior à melancolia.

Unknown disse...

Um viva para a Suécia! [2]

CRITICÃO disse...

O desenvolvimento de um pais , seja ele qual for depende de uma infinidade fatores que pouco tem haver com a vontade de Deus. Que lindo, os EUA são o pais onde mais tem cristãos e portanto é o pais mais desenvolvido do mundo? Claro que não, se assim fosse, os EUA não seriam o pais que mais polui o mundo, que mais se omite na questão da fome, miséria e aquecimento global, ou vcs vão agora dizer que deus concorda com essa posição deles? Se deus(Seja lá que deus for) agraciasse um pais inteiro devido a sua concentração de cristãos , ou ateus ou pagadores de dízimos, estaríamos vivendo num lindo pais sem enchente ou alagamento onde cada brasileiro seria namorado de uma Grazy Massafera.

Unknown disse...

@lourival
Prefiro uma Leandra Leal.
Se der quero uma!

Anônimo disse...

Realmente tirando o vietnã que nem país pode ser considerado os demais se desenvolvem pela rezão e não por ilusão...

Anônimo disse...

Realmente tirando o vietnã que nem país pode ser considerado os demais se desenvolvem pela rezão e não por ilusão...

Erica disse...

@Montanha

o fato da China ser o país que mais cresce economicamente no mundo não quer dizer que seja um dos mais desenvolvidos... lá eles passam fome, ficam na miséria e todo mundo sabe disso... não venha colocar a China como exemplo.

a mesma coisa vale para os EUA, por mais que seja o país mais poderoso do mundo, ainda consegue perder em qualidade de vida para os países nórdicos.

essa lista tá mais do que bem feita, é até óbvio qual a relação entre o ateísmo e o desenvolvimento de um país... apenas os religiosos não conseguem entender pois possuem a mente muito fechada em relação a religião.

DuArtE_m disse...

Montana, caso não saiba o suicídio é uma doença de sociedade... Ou seja, o desenvolvimento acarreta consigo um aumento da taxa de suicídio... Concordo que o não ter uma crença religiosa possa contribuir para o aumento.. Assim como um clima com menos sol (vá-se informar o porquê desta afirmação mas basta dizer que em dias de sol a generalidade das pessoas têm um estado de espirito mais alegre, algo que se verificava à uns anos nas bolsas mundiais com os índices a subir nos dias de sol...pena esse acontecimento ter-se dissipado). Mas agora pergunto-me se são só os ateus que se suicidam... Não me parece.. E certamente os ataques bombistas dos Palestinianos não entram nessas contas caso contrario estava encontrado o 1º classificado (e esse suicídio tem a religião implicitamente ligada). Agora a Suécia é o que é porque apesar de não serem tão crentes têm uma consciência social impar... Basta notar que por exemplo não fabricas, a pessoa que chega 1h antes ao trabalho não estaciona no sitio mais próximo e sim no mais distante para que quem se atrasa fique mais perto da entrada... Agora diga-me em quantos países crentes e devotos tal acontece...

Tokien disse...

Se me permitem, com a mesma liberdade expressao que voces estao usando, acho que eu posso dar um ponto de vista biblico ainda que voces nao creem na Biblia, vale pela curiosidade.

De acordo com a Biblia, que nos cristaos (os verdadeiros) cremos como unica autoridade sobre a nossa fe, Deus propositalmente enriquece nacoes impias, com o intuito de atravez delas punir outras nacoes impias e assim por diante. Crescendo imperios e derrubando imperios. Jesus veio para os Judeus e os Judeus nao o receberam (de acordo com a Biblia), Deus entao puniu o povo Judeu dispersando eles pela terra. Bom, a Salvacao sempre foi (mesmo de acordo com o velho testamento) aberta aos nao-judeus, que hoje sao chamados cristaos. De acordo tambem com a Biblia, o cristao nunca vai passar fome ou frio, mas em nenhum lugar e prometido prosperidade financeira alem desse basico. Logo, de um ponto de vista Biblico, faz sentido que as nacoes tanto ateias (se e que e assim o feminino de ateu) quanto as nacoes com outras crencas tanto muculmana, como budistas ou outras quaisquer, sejam mais prosperas do que as com grande numero de cristaos. Ate porque de acordo tambem com a Biblia, a unica nacao escolhida por Deus e a de Israel que tambem de acordo com a Biblia esta cegada e perdida por causa da renuncia a Cristo. Alem do fato de que o caminho e estreito e poucos o acharam, logo de acordo com a propria biblia tambem, muitos do que se dizem cristaos, nao entenderam o evangelho e nunca receberam a fe salvadora.
Bom, este e um blog ateu, logo e de se esperar que tudo o que eu disse seja repudiado. E voces sao sim responsaveis pela propria vida, e nao e minha posicao a de convencer voces a mudarem a opiniao, tanto quanto nao e a de voces de me convencerem a mudar a minha. Porem, eu acredito em dialogo aberto e respeito, logo eu leio e ouco tudo o que voces quiserem escrever, e respeito voces indepemdente da opiniao. E espero o mesmo tratamento.
Voces devem estar acostumados a lidar com religiosos que sao pessoas desiquilibradas que nao sabem argumentar de forma logica e que agem como malucos entorpecidos diante de qualquer discussao a respeito de religiao. Mas voces ficariam surpresos em saber que muitos ateus agem de forma igual.

Quer voces sejam religiosos ou ateus, o sejam com garra, determinacao e respeito.

Postar um comentário

Antes de postar, conheça as "Regras", por favor.