On domingo, 27 de dezembro de 2009


1. Não faça aos outros o que não quer que façam com você;

2. Em todas as coisas, faça de tudo para não provocar o mal;

3. Trate os outros seres humanos, as outras criaturas e o mundo em geral com amor, honestidade, fidelidade e respeito;

4. Não ignore o mal nem evite administrar a justiça, mas sempre esteja disposto a perdoar erros que tenham sido reconhecidos por livre e espontânea vontade e lamentados com honestidade;

5. Viva a vida com um sentimento de alegria e deslumbramento;

6. Sempre tente aprender algo de novo;

7. Ponha todas as coisas à prova; sempre compare suas idéias com os fatos, e esteja disposto a descartar mesmo a crença mais cara se ela não se adequar a eles;

8. Jamais se autocensure ou fuja da dissidência; sempre respeite o direito dos outros discordar de você;

9. Crie opiniões independentes com base em seu próprio raciocínio e em sua experiência; não se permita ser dirigido pelos outros;

10. Questione tudo.
----------
Retirados do livro "Deus, um delírio", do Richard Dawkins.

Concordam com o Dawkins? O que mudariam nesses mandamentos? Comentem!

Camisas Vero

47 comentários:

Victor disse...

Dawkins é um cara inteligente e admirável, mas as vezes na tentativa de fazer uma irônica analogia, acaba pecando quanto aos termos que utiliza. Nem de longe a palavra “mandamento” é bem empregada aqui. Isso nos passa algumas ideias erradas, como a de que Dawkins é alguma espécie de líder [espiritual] do ateísmo moderno, um certo guru, ou de que os ateus se organizam de forma similar ao que os religiosos o fazem, e seguem preceitos e ordens (mandamentos) pré-estabelecidos

Ateísmo não é uma filosofia, não é uma religião, não é um movimento. Na verdade, o ateísmo em si é meramente conceitual, é uma abstinência. Ateu considera muito improvável que deus exista, e tende a invocar o conhecimento científico para sedimentar sua visão de mundo, nada além disso. Os ateus estão para a religião na mesma proporção em que os não engenheiros estão para a engenharia, ou os não médicos estão para a medicina.

Claro que o título foi meramente provocativo, mas percebo que Dawkins tem dado umas bolas foras com esse tipo de provocação (como o movimento que apoia, “ateus para cristo”, que é um tanto quanto dúbio e facilmente deturpável. Que fique bem claro, sou um leitor e admirador de Dawkins, já li 3 dos seus principais livros, e pretendo continuar lendo os demais....só acho que ele deveria consultar mais frequentemente Daniel Dannet antes de lançar esse tipo de proposta, como ele já fez no passado.

Unknown disse...

Concordo em genero, número e grau Victor, é por isso que a gente encontra em tudo quanto é blog de teísmo afirmações sobre uma organização ateísta, e que estamos a nos comportar como uma religião. Fora o comportamento de outros ateístas.
O ateu somente nega a existência de uma figura divina. Simplesmente isso.

Anônimo disse...

Tenh0 certeza de que um dia ainda veremos o sr. Dawkins em um programa no estilo do Valdomiro Santiago falando de sua conversão e milagres em sua vida.

Unknown disse...

Tai... Gostei. Outro dia fui até meio recriminado pela namorada de um amigo meu por dizer q sou agnóstico. A garota saiu do sério quando eu disse isso. Tive medo de ser crucificado ou algo parecido. u.u

Capitalinks da próxima sexta, dia 08-01-10.
lenincapitalista.blogspot.com
Abraço,
S.S.

Anônimo disse...

Carlin simplifica mais ainda os mandamentos.

Eduardo disse...

Existem dois tipos de ateus, os que são ateus porque querem simplesmente ser diferentes e os ateus que realmente pensaram para chegar nesta "não-religião"

Carlos: disse...

Eu gostei do post, respeito sobre tudo ne...parabéns pelo blog!!

Anônimo disse...

No início o mundo parecia ser muito monótono então o homem criou Deus. Observe a vida ao seu redor e como ela funciona e se relaciona, esqueça um pouco o que os meios de comunicação e as pessoas querem que vc acredite, o mundo é simples, prático, tudo se transforma:
Origem da vida: o acaso, agrupamento de matéria ao ponto de gerar vida orgânica e posteriormente vida capaz de pensar e se comunicar;
Relações: todas as relações são baseadas no sistema troca-troca, amor é só uma palavra, na verdade os valores são: respeito, companheirismo, cumplicidade...
Para onde vamos: se houvesse vida superior nós seríamos vistos como crianças rabiscando, tudo que descobrimos até aqui não passa de brincadeira de criança, temos um universo nos esperando, a vida deve ser valorizada, o comsumismo é o maior veneno do mundo.

Estolano disse...

Engraçado né... a gente nega até o talo a existencia de um guias, gurus e deuses, critica todos aqueles que se apegam a tais idéias.

Mas ainda sim, inventamos arranjamos em algum lugar um guia, alguem pra nos ensinar alguma coisa, um Paragon para termos de referencia.

Daqui a alguns dias faremos templos a Darkins...

Anônimo disse...

"Tai... Gostei. Outro dia fui até meio recriminado pela namorada de um amigo meu por dizer q sou agnóstico. A garota saiu do sério quando eu disse isso. Tive medo de ser crucificado ou algo parecido. u.u"

Caro C.I.
Também me considero agnóstico. Na verdade tive uma criação evangélica desde os 20 anos... Creio q Deus existe? Sim. Mas depois de muito ler e questionar apenas não creio q Ele se importe muito com sua criação. Creio em sua existência mas não mais em sua soberania.

Andre Saint Bittencourt

Unknown disse...

Acho que as pessoas esperam muito por deus e fazem pouco por elas mesmas. A religião acaba sendo uma fulga para os problemas das pessoas, principalmente de baixa classe, não é a toa que o Brasil é o pais com maior numero de católicos tentando buscando sempre melhorar de vida mas com pouco esforço guiado pelo "geitinho brasileiro" que muitas vezes me envergonha.

Hemanuela disse...

10. Questione tudo

'-' acho que ele está nessa lista de tudo tbm né?

Unknown disse...

@eu_manuzinha
No meio religioso eu_manuzinha, é proibido questionar. RSRS

Obrigado pelo comentário

Fabenrik ateu e atoa

@Priscila
É verdade, é mais comodo. Mais fácil.

Dafne disse...

Tb gostei dos mandamentos...
Não acredito que exista um Deus como a Igreja prega, mas sim uma força, talvez superior à nós. Sigo todos esses mandamentos (mesmo antes de lê-los), então eu sou ateia(prefiro escrever da forma certa)?????

Unknown disse...

@Dafne
Por agir dessa forma não Dafne.
Se crê em um deus que não seja nenhuma deus explicado pelo homem, mas em algum tipo de ser ou força, provavelmente é agnóstica. Significa que é uma pessoa que assume não ter conhecimento o bastante nem para entender e nem para buscar uma resposta sobre a natureza divina.


Agradeço a visita
Espero-te sempre aqui.
Fabenrik
ateu e atoa

thiago disse...

Não concordo que o ateísmo seja exposto como uma doutrina, muito menos "ensinado". O verdadeiro ateu simplesmente não acredita e pronto.
Tem gente, principalmente os religiosos fanaticos, que acreditam que os ateus são anticristos do culto de satã ou algo parecido, quando na verdade ateus simplesmente são pessoas sem religiao nenhuma. E cada vez que sai um livro desses, os fanaticos ficam cada vez mais convencidos que ateus são de algum culto...

Anônimo disse...

A possível existência de um Deus só favorece os que usam o Seu nome para obter poder, dinheiro... A existência Dele ou não, com certeza independe vc acreditar nisso, pois se Ele é isto tudo que andam dizendo então Ele te perdoará por não Tê-lo acreditado. Então liberte-se desta forma arcaica de pensar, na verdade este conselho dou primeiramente a mim mesmo que cresci católico e praticamente devo minha existência a "promessas" que minha mãe fez quando nasci e estava doente. Busque as respostas na filosofia e nas observações do mundo, mas alerto que acharás outras muitas perguntas.

Unknown disse...

a tamanha incompetência ateista os impede de elaborarem mandamentos próprios,

pegaram os 10 mandamentos do Deus todo poderoso trocaram algumas palavras e, colocaram a "placa"

Os 10 MANDAMENTOS dos ATEUS..
______________________________

Jesus ama a todos bom 2010..

que Deus lhe dê em dobro o que desejares para mim...

temais

Unknown disse...

@Thiago
concordo com quase tudo que disse, os cristãos acham que podem nos rotular ou que temos comportamentos padronizados, além do fato de não crermos. É a mesma coisa de achar que quem não crê em Papai Noel, forma um conjunto de pessoas, que por sua vez formam uma religião.
Devemos separar os que querem formar algo como uma religião dos que querem compartilhar idéias. O que não é nenhum mal.

@clarindoh
As coisas deveriam de ser assim, mas não o é. O que é uma evidência de uma muito possível não existência divina, principalmente as que o próprio homem criou.

O problema da filosofia para quem busca essas respostas é que ela não vai apresentar absolutos, somente achismos, subjetividades e convicções. As pessoas não conforma-se em viver sem convicções. Precisam de direções pré-definidas, de comandos, de supervisão. Lamentável, pois nossa liberdade não tem preço.

@oloko
Tu pensas que os 10 mandamentos tiraram de onde? Foi Deus que mandou? Vai estudar história, amigo. Sua Bíblia é uma colcha de retalhos, uma série de cópias. Assista ao documentário que tem on line aqui no blog para assistir chamado Zeitgeist e vai ter noção do que te digo, coisas que já sabia antes mesmo de ver esse documentário.

E antes de dizer Jesus te ama para alguém pense duas vezes pois podem perceber suas intenções. Para isso tbm te indico minha postagem, Jesus te ama.

Fabenrik
ateu e atoa
E vai vc tbm!

Matheus Esperon disse...

Simplesmente demais!
Não sou ateu, mas esses são mandamentos, regras, enfim, como quiser chamar, ótimos. Não é só porque você nao acredita em deus que nao pode fazer boas ações. Cito aqui umas das melhores frases que ja ouvi: "Não faça boas ações só porque uma força mística está a olhar. Faça porque é a coisa certa a se fazer."

Anônimo disse...

ACEITA JESUS PORRAAA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!FEEEELAAA DA PUUUTAAAAA!!

Unknown disse...

NÃO ACEITO, PORRRRRRRRAAAAAAAAAAAAAAAAA, É VOOOOOOOCCCCCÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊ!!!!

SAI COM ESSE ZUMBI DAQUI RAPAZ!!!!!!
SAI DESSE CORPO QUE NÃO TE PERTENCE O MIZIFI!!!!!

Fabenrik
ateu e atoa

Anônimo disse...

Eu sinceramente acho que isso é uma babaquisse. Primeiro porque se ele é ateu de fato, não deveria levar em conta o que se diz voltado a religião, ou Deus, etc.
Os mandamentos são completamente religiosos... isso nos mostra que de uma forma ou outra ele teve como base, Deus.

Unknown disse...

Mais um que acha que a Bíblia é a inspiração de tudo, tadinho. Não sabe nem o que serviu de inspiração para escrever esse livro, cheio de erros e preconceitos (a bíblia).

Fabenrik
ateu e atoa

Unknown disse...

Os mandamentos são completamente religiosos... isso nos mostra que de uma forma ou outra ele teve como base, Deus.

desde quando ajudar os outros vem de deus??? desde quando ter opinião própria vem inspirado pela bíblia???

aquele livro preconceituoso e machista e sexista e intolerante e nocivo???

patético meu brother.... patético...

Unknown disse...

Fala Douglas, obrigado pelo comentário.

Um abraço!

Júlio Victor disse...

Eu estudo filosofia e só tenho algumas consideraçoes (entendam como quiser):

- Tudo tem um início, óbvio. O mundo foi criado a partir do Big Bang, de um ponto de massa infinitesimal. Quem colocou essa massa ?

- Pergunta da metafísica: Por que que os seres que existem existem ? (Parece que tá com eco, mas nao)

Respondam-me e negue a figura Divina. Nao digo para acreditar em uma religiao revelada ou qualquer que seja. Quero que neguem o principio das coisas, se conseguirem.

Unknown disse...

quem colocou essa massa???? como assim??? "alguém" pegou ela de um lugar e colocou no ponto do big bang?

onde você vê deus nesse acontecimento??? porque necessariamente deveria algum deus planejar e executar a criação???

sinceramente brother não vejo onde deus entra nisso....

Erica disse...

eu acho engraçado como as pessoas precisam ter um motivo para a existência da humanidade. Sempre tem gente perguntando "Por que os seres existem?" e blablabla.... simplesmente acho ridículo colocar uma pergunta dessas como motivo para a existência de deus... não precisamos de um motivo para estar aqui, a existência de vida na Terra foi causada por diversos fatores desde a posição dos astros até a quantidade de gases que aqui se encontram... e a vontade de deus certamente não está entre estes fatores.

Unknown disse...

Adoro as presenças femininas no meu blog, sobretudo quando são ateístas.

Um abraço Erica
Obrigado pelo comentário mais que válido

Fabenrik
ateu e atoa

Germano Lisboa disse...

Genial! Apesar de nem sempre concordar com o Dawkins, sou um grande fã, e adorei os "mandamentos"

Uma bela maneira de mostrar que ateu não é agente do diabo, e que também ainda podemos nos maravilhar com a natureza e a vida sem precisar de um deus pra isso.

Unknown disse...

Com certeza Germano


Obrigado pela visita e pelo comentário.

Espero que volte!

E quando não gostar diga-nos!


Fabenrik
ateu e atoa

Wanderson Santos disse...

Desta forma o ateísmo se aproxima de uma religião, de uma pasteurização da forma de pensar, infelizmente.

Fica parecendo a teologia primitiva que criava/cria lsitas de leis para serem violadas e todos serem condenados.

Se os ateus esquececem só por um momento toda a heresia das religiões e tentassem entender friamente que houve um homem que foi de fato contra o falso império religioso (como muitos ateus fazem hoje com toda razão), e que muitos religiosos dizem seguir mas na verdade seguem leis e dogmas, iriam perceber que todos os que buscam justiça buscam a mesma coisa, mas infelizmente se distanciam por fundamentalismos, seja tangível, seja intangível.

"Amar o próximo como a Ti mesmo" é a coisa mais óbvia e mais dificil de fazer neste mundo. Os proprios religiosos "pecam" com os ateus neste ponto. Mas isso resume tudo o que está escrito nos livros religiosos e toda tentativa dos ateus de um mundo melhor.

Espero que o dono do blog e os leitores considere com amor o que expresso pois é isso que desejo a todos.

Somos aprendizes constantes e aprendo muito com todos, inclusive com Dawkins. Precisamor de mais amor e menos regras e religiões.

Desejo felicidade a todos!

Unknown disse...

@Wanderson Santos
Devemos nos distanciar daqueles que querem transformar o ateísmo em religião. Ou esclarecer que não é o melhor caminho. Sua linha de pensamento é bem válida em alguns pontos, o que diz que é "fato" sobre um homem que enfrentou o império religioso romano, a controvérsias. Porém se acha certo a busca pela justiça, por mais que baseado em vontades, e subjetividades, já é um caminho bom, amigo.
Sermos aprendizes e suas intenções são inegávelmente as melhores possíveis, só acrescento a isso, que precisamos de menos "fatos", menos imposições.


Fabenrik
ateu e atoa

Dafne disse...

Meus sinceros parabéns pelo blog. Não são todos que não só têm a coragem de assumir o que pensa nesse país onde os hipócritas proliferam.

Unknown disse...

Muito Obrigado pelo elogio Dafne, sinta-se livre para dar os pontos negativos tbm pois assim vamos melhorar cada vez mais.

leo disse...

lembra-te do teu criador nos dias da tua mocidade, antes q venham os maus dias, antes q se escurecao o sol, a, lua e as estrelas do esplendor da tua vida. perdoa-me por esta escrevendo estas palavras mas creio q DEUS me tocou. DEUS tenha misericórdia de nos. desculpa-me invadir seus espaço . abracos a todos

Anônimo disse...

intiresno muito, obrigado

Fatima Belli disse...

Ateu eu acredito que uma pessoa que se diz ateu e mal amada...
pra sermos felizes precisamos acreditar ter fé...agora ATEU pra que existe pra descordar com os outros...pois eles acham que sabe tudo...na verdade acham que são"DEUS"...

Fatima Belli disse...

Que eu continue com vontade de viver,
mesmo sabendo que a vida é,em muitos momentos,
uma lição difícil de ser aprendida.
Que eu permaneçacom vontade de ter grandes amigos,
mesmo sabendo que,com as voltas do mundo,
eles vão indo embora de nossas vidas.
Que eu realimente sempre a vontade de ajudar as pessoas,
mesmo sabendo que muitas delas são incapazes dever,
sentir,entender ou utilizar essa ajuda.
Que eu mantenha meu equilíbrio,
mesmo sabendo que muitas coisas que vejo no mundo
escurecem meus olhos.
Que eu realimente a minha garra,
mesmo sabendo que a derrota e a perdasão ingredientes
tão fortes quantoo sucesso e a alegria.
Que eu atenda sempre mais à minha intuição,
que sinaliza o que de mais autêntico eu possuo.
Que eu pratique mais o sentimento de justiça,
mesmo em meio à turbulência dos interesses.
Que eu manifeste amor por minha família,
mesmo sabendo que ela muitas vezes
me exige muito para manter sua harmonia.
E,acima de tudo...
Que eu lembre sempre que todos nós
fazemos parte dessa maravilhosa teia chamada vida,
criada por alguém bem superior a todos nós!
E que as grandes mudanças não ocorrem por grandes feitos
de alguns e,sim,nas pequenas parcelas cotidianas
de todos nós!

FABENRIK disse...

Um ateu não é uma pessoa mal amada, o que não tem nenhuma relação com a necessidade de ter um amigo imaginário, necessidade essa que nem existe. Muito pelo contrário, minha cara amiga com sentimento de injustiça, são os religiosos que portam suas "verdades", o ateu afirma estar conhecendo o Universo ainda. Os religiosos afirmam ter a verdade em seus livros sagrados. Seu sentimento me parece mais uma mágoa do ateu lhe apresentar incoerências sobre seu amigo imaginário e a senhora persistir, mesmo incoerentemente, em manter tal crença, julgando que lhe seja sadia, e não é. Nem sempre seu "amigo imaginário" vai querer o seu bem e o bem das pessoas que a cercam. Largue esse "barato religoso" das "bocas de culto" e passe a administrar sua vida, vai ser muitíssimo mais feliz.




Fabenrik
ateu e atoa

Sizenando disse...

Caro Fabenrik

Vou reivindicar o direito de uso do sétimo mandamento.

[...] 7. Ponha todas as coisas à prova; sempre compare suas idéias com os fatos, e esteja disposto a descartar mesmo a crença mais cara se ela não se adequar a eles. [...]

Adorei este mandamento e de acordo com ele terei inteira credibilidade em demonstrar a minha opinião, tendo a certeza de que ela não será simplesmente desmerecida ou descartada.

Dawlkins tenta copiar os mandamentos Divinos neste espaço, mas estes tres últimos mandamentos simplesmente põem todos os outros a perder, porque poe em primeiro lugar a "DUVIDA" e como todos nós sabemos ninguém caminha no escuro sem que aja uma promessa e uma palavra de que existe uma luz no fim do túnel, mesmo que você não veja esta luz, no caso de Jesus, quem o seguem anda no escuro porque é guiado por sua voz interior e são muitos os testemunhos de vitórias neste caso que não podem simplesmente serem menosprezados, segundo o mandamento de Dalkins, não enfrentaríamos as trevas do desconhecido jamais, porque não poderíamos confiar em nenhuma voz, seja interior ou exterior, logo jamais experimentaremos a vitória.

2 - Por outro lado Dalkins está com inteira razão quando me dá o direito de discordar e descartar as suas palavras, já que as mesma não são fruto de uma experiência própria e sim apenas um acochambramento das palavras de Jesus, veja que é impossível existir uma sociedade sólida onde todos são donos de sua propria cabeça e não se submetem a nenhuma liderença, a falta de um líder em um grupo, seja ele qual for, é a prova de que este grupo não existe e tende a se dissipar, o homem pelo que sabemos é um ser social, necessita de um líder, não porque são todos incapazes e sim porque é um ser comunitário, onde cada um deve assumir uma função específica, no caso cada um faz a sua parte e o líder tem a parte e a responsabilidade de conduzir e coordenar os outros.

Uma sociedade não sobreviveria muito tempo com estes princípios, já que o nono mandamento me dá o direito de descartar os outros nove e o décimo me dá o direito de contrariar qualquer coisa, certo ou errado e não existe nada que defina o que é que esteja certo.

Estes mandamentos podem até parecer algo legal enquanto são apenas a contestação da lei Cristã que construiu a sociedade conhecida, mas estes mandamentos como regra geral é a destruição da sociedade e qualquer regra que funcione não será diferente daquilo que Cristo ensinou.

Ou então qualquer um poderia te matar a qualquer momento, roubar a sua casa e ficar com a sua mulher e ninguém poderia fazer nada a não ser fazer o mesmo e este sistema é o sistema bárbaro, roubar e matar a tudo e a todos.

Parabens pelo seu ótimo trabalho.

Por favor respeite o meu direito de opinar.

T. Login

Presentepravoce disse...

Esta é muito Boa.

Um dos melhores exemplos de Jesus sobre boas ações é executado por um não crente, ou seja um pagão, ou seja uma ateu que ainda não conheceu ao Deus verdadeiro, mas isto não impede o homem de ser Bom, porque afinal o home é criado à imagem e semelhança de Deus e isto não pode mais ser apagado dentro dele, mesmo que ele não saiba ou não acredite nisto.

Sizenando

Sizenando disse...

Isto fica bem claro, quando ele contesta diretamente a Religião e a copia como base em suas teses.

Nada lhe é próprio e sim apenas uma anti-tese CRISTÃ, Dalkins é apenas um Cristão frustrado que não conseguiu ser fiel a Deus e preferiu viver os benefícios do pecado da carne.

Um dos maiores deles.

A luxúria e a sede de poder e ser um deus, tipicamente qualidades encontradas no anticristo ou naquele que lhe prepara o caminho.

Veja que os ateus hoje indicam Dalkins em tudo e copiam as suas ideias em toda parte, isto é ou não é o CRISTO do ateísmo?

Sizenando disse...

Caro Amigo Júlio Victor...

Eu lhe respondo segundo Dalkins.

"Provavelmente Deus não exista" e ele está tão certo como eu ou você quando dizemos "MUITO PROVAVELMENTE DEUS EXISTE MESMO" !!!!

KKKKKKK rs rs rs rs rs

Quem poderia desconsiderar esta probabilidade ?

O que há de novidade nisto ?

Sos Sizenando disse...

Realmente a vontade de Deus nada tem a ver com a quantidade de gases e nem pelas ligações casuais entre atómos que formam a matéria.

Gostaria de que você me nomeasse o nome "DA COISA" que mantém a matéria "INEXIXTENTE" unida a ponto de formar algo visível e paupável !

Creio mesmo que o responsável pelas casualidades que criaram o ser e a quantidades de gases que seriam necessárias para formar um ecossistema estável a ponto de existir vida foram mesmo os observadores de hoje que apenas observam os efeitos sem conhecer as causas.

Um homem ateu, ao observar e desvendar o genoma Humano, teve um contato com a causa direta da criação daquele Genoma, veja que ele se convenceu de que o Genoma é um "programa" escrito e executável como qualquer programa de computador, ao ser executado ele se torna vida, me diga como uma vida que começou casualmente tenha programado a si mesma antes de existir ?

É o mesmo que responder;

Quem nasceu primeiro ?
O Ovo ou a galinha ?

e olha que para esta pergunta existe uma resposta consideravelmente lógica!

É claro que foi o ovo !
No caso do Genoma também!

O Programa do ser humano nasceu antes do ser humano.

Me responda se for capaz!
Se você comprar um computador sem nada na memória e sem nenhum programa gravado no disco, quantos anos seriam necessários para que aparecesse ali os programas para que ele funcionasse sozinho ?

Se qualquer NERD programador lhe disser que isto é possível eu daria razão à sua afirmação sobre a criação do planeta e do universo.

Sizenando disse...

Este comentário é muito incoerente ...

Como Dalkins pode ser a favor da Justiça se em seu mandamento existe um mandamento que manda não obedecer ninguém ? não aceitar ninguém que lhe guie e nem aceitar os preceitos anteriores.

Isto não são dez mandamntos e sim "DESMANDAMENTOS" ONDE UM ENTRA EM ATRITO DIRETO COM O OUTRO.

Prestem a atenção e veja que é verdade.

Postar um comentário

Antes de postar, conheça as "Regras", por favor.