On domingo, 11 de setembro de 2011


Vamos ao terceiro "Por que você crê?", que dessa vez conseguiu nos surpreender mais ainda, visto que veio de um "ateu". Enfim. Tirem suas conclusões:
----------
Nome: Paulo de Loyola
Email: loyolacamorim@gmail.com
Religião/Cosmovisão: Ateísmo Thelemico
Site: www.deloyola.net
Estado: RJ
Motivo pelo qual você crê em divindades: Sou ateu, basicamente porque acredito em deus. Acredito em Deus, Jeová, Allah, Tupã, Ahura-Mazda, Mitra, Zeus. Em suma acredito em todos os deuses de todas as religiões. E podemos colocar no pacote também que acredito em santos, anjos, demônios, espíritos da natureza, gnomos e todo o resto desse panteão também.
Certo. Mas como é que acreditar em todos os deuses me torna um ateu e não um crente? Pelo simples motivo que -- em minha concepção -- toda divindade ou entidade sobrenatural é um aspecto da própria mente humana, aquilo que Jung classificou como arquétipos fundamentais. Cada sociedade veste nesses arqueétipos a roupa de uma divindade que lhe seja cabível de acordo com sua cultura. Ao culturar uma divindade está se prestando culto não a algo fora do próprio ser humano mas sim determinados aspectos de nossa própria mente.
Por isso também que eu, ateu, acredito em magia, religião, mandinga, simpatia e tudo o mais. Acredito nelas como ferramentas (úteis para alguns, inúteis para outros) de se reforçar os aspectos mentais representados por aquela(s) divindade(s) e assim direcionar nossa própria capacidade em prol do que desejemos. Claro, não me refiro aqui à fé cega e fanática, que retira do ser humano toda capacidade de vida e deposita-a em um algo sobrenatural. Mas também aí já não estamos mais falando de deuses ou religiões e sim de pessoas que buscam apenas uma muleta para fugir da vida ou de uma desculpa para seus erros.
----------
Cliquem aqui, para visualizar todos os "Por que você crê?". E aqui, para ver a página e enviar o seu, caso seja crente.

Camisas Vero

3 comentários:

Anônimo disse...

Primeiro de tudo: não é ateu. Quanto ao conceito dele de Deus, tanto faz. Mas se crê, não importa qual o conceito que tenhas, isso é crer e, portanto, assume a qualidade de crente.

Segundo: crê em todas as divindades chega a ser mais ridículo do que em uma única, que, pra mim, seria uma força que governa a terra ou algo do tipo.

Marcelo Esteves disse...

Eu entendo perfeitamente e concordo plenamente com o ponto do cara. Ele é ateu no sentido de não acreditar em um deus transcendente, mas sabe que a "crença em deus" dispara, digamos, alguns mecanismos mentais. É o que eu sempre digo: Se você acredita em mandinga, carregue um patuá.

Marcelo Esteves
esteves.bhz@gmail.com

Délcio disse...

Putz. Vocês não sacaram mesmo o que o cara disse, né? O que ele quis dizer foi que tudo quanto é deus não passa de um pedaço da mente das pessoas, não falou que acredita em divindades.

Postar um comentário

Antes de postar, conheça as "Regras", por favor.