On domingo, 7 de agosto de 2011

No Brasil, apesar de ser um país com grande miscigenação e diferenças culturais, ainda é forte o preconceito contra homossexuais, judeus, cadeirantes, negros, soropositivos etc. É crime discriminar qualquer pessoa. Não podemos e nem devemos discriminar, seja lá quem for, não importando sua crença, cor e orientação sexual.

O preconceito é uma abominação da sociedade. Quanto mais preconceito entre as pessoas, mais discórdia e males sociais acontecem.
Agora, depois dessa introdução um tanto quanto cliché, digo que dentre todos esses grupos citados acima, há um grupo que ainda sofre um preconceito ainda maior: ateus, do qual faço parte e sei o que estou falando. Não que eu sofra tanto preconceito assim, pois muitas pessoas que conheço ainda não têm noção que sou ateu, muito pelo fato que não saio gritando o que sou, o que faço e o que deixo de fazer. Portanto, digo que isso não acontece comigo em particular, mas sim com muitos amigos meus que não têm a mesma aceitação que tive. Ou seja, sei do que falo pela convivência.

Os ateus, para quem não sabe, são aqueles que rejeitam as crenças em divindades e outros seres sobrenaturais. Contra esse grupo é possível a discriminação, "mostrar as garras”, constranger e, ainda assim, continuar impune. Vide Datena.

Muitos acreditam que, quem não tem Deus no coração, não merece respeito, dignidade e direitos básicos de um ser humano. Nós (ateus) somos mal vistos pelas pessoas em geral e, principalmente, pelos protestantes. Basta dizer que é ateu, e é como se você se transformasse. Você já não é mais o mesmo para eles. Não é como dizer que gosta de heavy metal numa roda de samba. Você está dizendo que não acredita no "criador do universo e salvador do mesmo", para eles, claro.

Uma pequena demonstração do que estou dizendo são os blogs Sem Deus no Coração e Ateus Atentos, que mostram claramente a discriminação para com os ateus e o ateísmo. E tudo isso com base nas teses, ideologias e dogmas deles, que provém dos documentos religiosos deles, do qual é possível destacar um como principal: bíblia.

Posso dizer, basicamente, que você pode fazer o que quiser contra um ateu, com tanto que não seja agressão física, esse ato não lhe trará problema algum. Ateísmo é visto como a abominação social. Você tenta falar a sua mãe que não acredita em Deus e, na maioria dos casos, ela não o apoia. Isso leva muitas pessoas a esconderem o ateísmo dos outros, o que, pra mim, é muito errado.

Quem é ateu sabe o que passa e também sabe que não é fácil, na maioria das vezes. O direito de não acreditar é seu. Esse é um direito de todos. Não tente esconder isso, até porque é algo, praticamente, impossível. Mas é como ser chefe de polícia: tem suas consequências, querendo você ou não.

Eu, como ateu, tenho um lema: seja você e isso basta. Esse lema serve pra muitas coisas, mas não serve pra manter a cabeça fria e aceitar os diversos preconceitos, não só contra ateus, mas contra qualquer outro tipo de grupo.

Muitos aqui diriam que o certo é aceitar e ver a discórdia acontecer sem fazer nada. Não, isso não pode acontecer. Agora, devemos respeitar a todos, sim. Eu ainda tenho fé que tudo irá mudar, oras!
----------
Fé é acreditar em algo que você sabe que não é verdade
- Mark Twain.
----------
Quis mostrar aqui que, apesar de tudo, não esconda sua cara. Mostre-se, não importa o que vão pensar, é um direito seu e você não deve ter medo de dizer que não acredita em Divindades.

Camisas Vero

3 comentários:

Unknown disse...

Hum, o jeito, meus caros, o jeito mesmo é criar a Ateutopia, o país sem crença, seria maravilhoso, huhuhuhuhu

Anônimo disse...

Realmente, Octavio. Seria ótimo, mesmo.

Anônimo disse...

Já tive uma namorada protestante, que terminou comigo um quando eu disse que era ateu. Nos dávamos muito bem, mas ela me tratou como se eu fosse um criminoso..

Meus pais ainda tentam me evangelizar até hoje, sempre vem com aquela conversa de que quando eu mais precisar vou procurar deus..

Enfim, acho que se eu saísse por aí com uma placa dizendo que sou ateu, acho que algumas pessoas evitariam conviver comigo.

Postar um comentário

Antes de postar, conheça as "Regras", por favor.