On sexta-feira, 20 de agosto de 2010

A algumas semanas postamos aqui sobre o enterro ecológico. Continuando na mesma linha, agora temos mais um tipo de sepultamento. Pessoalmente, eu não me interesso muito pelo o que acontecerá com meu corpo depois que um morrer, mas gostaria de doar meus órgãos. Faria o mesmo com meus parentes e minha companheira caso ela morra antes de mim.

Mesmo achando deplorável e meio nojento, a unica coisa que gostaria de guardar de uma pessoa amada que morreu seria uma mecha de cabelo (propriamente conservada, claro!). Eu não gosto de fotos, porque elas "prendem" a sua lembrança da pessoa a uma forma definida. Já o cabelo é algo que te acompanha por toda a vida (excetuando-se os carecas) e que muda muito pouco. Você pode ficar com o cabelo branco, pode fazer penteados diferentes, mas cabelo é sempre cabelo. E sempre que você sentir saudades da pessoa pode olhar   e tocar algo que foi parte da pessoa (de maneira não nojenta).


"Você quer ajudar o planeta a ser um lugar mais limpo? Talvez haja algo que possa fazer para deixar a Terra mais verde quando você morrer. Considere o “aquamation”, uma nova eco-alternativa para sepultamento e cremação.
A terra usada para enterros não é ilimitada e a cremação produz cerca de 150 kg de dióxido de carbono por corpo, além de 200 microgramas de mercúrio tóxico. Portanto, o aquamation, hoje, é o método mais verde para a eliminação de seus restos mortais.
O cadáver é colocado em um recipiente de aço e de potássio, e derrama-se água aquecida a 93° C. A carne e os órgãos se decompõem completamente em quatro horas, deixando apenas ossos. É semelhante ao que sobra depois da cremação, onde as cinzas na verdade são ossos endurecidos no forno e depois esmagados.
O aquamation usa apenas 10% da energia requerida em uma cremação convencional e não libera emissões tóxicas. O processo de decomposição, chamado de hidrólise alcalina, simplesmente acelera o caminho natural no qual a carne se decomporia no solo e na água.
Métodos similares de decompor cadáveres foram desenvolvidos em outros lugares, mas eles usam temperaturas muito mais elevadas. Por exemplo, o “Resomation”, com sede no Reino Unido, dissolve corpos em hidróxido de sódio a 180° C.
Há também possibilidades de reciclagem. O aquamation, ao contrário da cremação, não destrói implantes artificiais, permitindo que eles sejam reutilizados. Segundo o criador do método, depois que o corpo se decompõe, a água é um fertilizante fantástico.
Desde que a sua empresa começou a oferecer o processo na Austrália, 60 pessoas já se inscreveram para eliminar seus cadáveres dessa forma. Segundo cientistas, esta é uma grande iniciativa. Tecnologias de pequena escala parecem triviais, mas essas soluções de pequena escala, juntas, podem somar algo significativo para o planeta. [NewScientist]"

Camisas Vero

0 comentários:

Postar um comentário

Antes de postar, conheça as "Regras", por favor.