No congestionamento das 18h da rua Domingos de Morais, na Vila Mariana, zona sul de São Paulo, os pastores da Igreja Universal do Reino de Deus prometem dar jeito em tudo na vida dos motoristas. Menos no trânsito.
Na porta do templo foi montado um drive-thru de oração e oferta. O sistema de atendimento rápido tem um recuo e, sem descer dos carros, quem passa por ali ouve passagens bíblicas e promessas de melhorar de vida.


Videorreportagem: Thiago Brizola
A inspiração do pastor Osvaldo Volpini, responsável pela pregação nos cultos, veio dos engarrafamentos diários na porta da igreja.
A ideia, diz ele, é atrair quem esteja parado no trânsito e necessite de um apoio espiritual de emergência. Para convencer os motoristas, 14 voluntários da igreja pulam, agitam as mãos, empunham faixas e cartazes, distribuem panfletos nos sinais.
Três Minutos
Como num stand de lançamento imobiliário, as obreiras são meninas bonitas, todas de cabelos longos escovados. É a aparência que induz os motoristas à oração? "Ajuda, mas não é o atrativo principal", diz Rafael Isídio, líder do voluntariado.
Tão rápido quanto o atendimento de um fast-food, um obreiro do drive-thru da Universal entrega ao motorista um folheto com os horários dos cultos, faz uma oração e um pedido de oferta à igreja. Coisa de três minutos.
"Em que área gostaria de receber essa oração: financeira, familiar, sentimental, saúde? Qual tem sido o maior problema?", pergunta o pastor Alan Maurício Casuo.
E a reza também vale para o carro. "Gostaria também de orar para Deus livrar seu veículo dos acidentes, sequestros, roubos. Vou ungir o seu carro com o óleo que representa o Espírito Santo. É um ponto de contato", explica.
Assim como no McDonald's, o modelo do drive-thru da oração foi trazido de uma igreja dos EUA.
Oferta
"Eles cobram? Vender oração é abusar da fé das pessoas que estão fragilizadas", diz a dermatologista Keila Carvalho, que não para.
À vista dos gravadores e das câmeras, os fiéis não pedem dinheiro, mas quem passou por ali diz que eram cobrados R$ 50 de oferta. "Já ofereceram, mas não é o propósito", diz o pastor Casuo.
"Achei bom. Estou me sentindo melhor. Pedi saúde. Esse sistema deveria ter em todos os lugares da igreja", diz a aposentada Tânia Vilela.
"Essa oração é um alívio, uma paz. Já recebemos até motoristas umbandistas", diz o pastor Volpini.
O sucesso é tanto que a igreja quer abrir o drive-thru o dia todo _hoje funciona das 18h às 20h. Além dos motoristas, a tenda da oração tem atraído motoqueiros e pedestres, que não são afetados pelo congestionamento.
João Dias
Com média de 20 carros atendidos por hora na Domingos de Morais, a Universal quer levar o drive-thru da oração à sede da congregação, na avenida João Dias, também na zona sul.
"Diga amém, senhor Vinícius." Amém. "Graças a Deus", despede-se o pastor Casuo no drive-thru para atender ao próximo motorista no fast-food dos milagres.


Esse tipo de merda esses fundamentalistas não comentam... Por qual motivo será?