On quinta-feira, 17 de junho de 2010


Tenho notado que muitas pessoas não sabem separar estas três coisas básicas. Misturam a crença com conhecimento, daí a crença influi nas escolhas; acham que para o ateu o conhecimento é a única fonte absoluta de escolhas, ou atribuem polaridade moral à ciência e que não levar em conta fatos científicos em escolhas é algo “não ateístico”, hipocrático. Ciência não é ateísmo, minha gente! Antes de aceitarmos a ciência como um corpo preciso de conhecimentos, somos seres livres para escolher, na maioria, balizados pela razão ou bem estar! Compilei este diálogo para dar uma esclarecida na minha visão sobre a interseção destes três mundos.


Ateu reclama muito do religioso que só "lê" os trechos do livro sagrado que lhe convém. Muitos ateus fazem o mesmo com a ciência, quando esta diz coisas que não aprovam seu comportamento, como beber, fumar, falta de exercícios que fazem mal a saúde.


Primeiro, a ciência não diz nada. A ciência estuda, comprova e mostra resultados. Ela não te indica o que fazer, cabe à pessoa escolher o que fazer, pois somos de livre escolha nas nossas atividades. Escolher uma ou outra coisa não é ignorar a ciência, mas simplesmente escolher.

Segundo, eu não estou negando nada disso, nem dizendo q é baboseira. Não estou aqui também para seguir uma doutrina científica rígida, só porque aceito a ciência como o corpo de conhecimentos mais verdadeiro dos estudos humanos. Não negligencio deliberadamente o que ela diz sobre isto, não digo em momento nenhum que, por isso não me convir ou não condizer com meu comportamento, eu acho que seja mentira.

Sua comparação foi extremamente infeliz, pois a Bíblia de fato é um livro contraditório, com passagens horríveis ou outra hora ambíguas, que podem, estas sim, serem moldadas da forma que bem convir. Hipocrisia é clamar-se bom, seguindo um livro que é claramente ruim. E não conscientemente fazer escolhas que nada têm a ver com a ciência em si.


"Não estou aqui tb para seguir uma doutrina científica rígida"... hum...um ateu não praticante?


Ciência não é ateísmo, nem ateísmo é ciência. Saiba separar. A maioria dos ateus vai dizer-se balizada pela ciência, pois é ela que supre a lacuna de explicações que nenhum credo inevidente supre. Mas são duas entidades separadas. Uma diz sobre crença (ou falta dela) outra sobre conhecimento.


Pelo que eu entendi o ateu não tem compromisso com a ciência?


Ateísmo define sobre crença, que no caso, é a falta de crença no sobrenatural e atribuição ao natural, sendo este último próximo do modus operandi da ciência, tão somente. O ateu tem compromisso com a verdade sobre suas crenças, dentro da definição formal. Nem todo ateu vai dizer-se compromissado com a ciência, porque um não implica o outro.

A ciência, por sua vez, por ser um dos corpos de conhecimento que é atingido através de experiência, evidência observacional ou empirismo, não é uma doutrina, nem uma religião. O compromisso que eu tenho com a ciência é de aceitá-la como verdade, sendo a ciência moralmente neutra. Ela não está ali pra dizer o que deve ou não fazer.


"Ela (a ciência) nao ta ali pra dizer o q vc deve ou nao fazer." E quem ou quê está?


A consciência. Já ouviu dizer de REAL livre arbítrio?


Perguntaram "E quem ou quê está?" (se importando com o que a gente faz). Pessoas que acham que alguém tem que se importar e cuidar da gente são as mesmas que elegem em suas mentes (coração) Deus para preencher este ofício?


Sim. O antropomorfismo sempre presente aqui, né! Como naquela: mas se você não crê em Deus, QUEM criou o Universo!?

Há uma deficiência inata às pessoas q crêem pura e simplesmente em algo (quando atribuem causas sobrenaturais), de se desligarem do loop causa-efeito, circunstancial e consequente.

É como eu disse, sempre existe alguém que precisa de alguma outra "coisa" (Deus, a ciência, o direito codificado) para dizer o q é certo ou errado. Não notam q pode derivar um julgamento de si próprio.



Sintam-se livres para somar à discussão. Abraços.

Camisas Vero

5 comentários:

gelo disse...

Concordo com o artigo que, aliás, me lembrou outro sobre o mesmo tema http://ur1.ca/08pjo

Mas também é certo que o conhecimento produzido polas Ciências Cognitivas da Religião faz com que algum cientista possa avaliar a crença em Deus como falsa crença por questão de parcimónia. Concordo em que é uma simples avaliação e não uma verdade revelada, é claro. Só que aqueles crentes que querem que a sua fé religiosa e as avaliações científicas sejam correspondentes têm aqui um problema. É o seu problema. E o mesmo acontece com aqueles ateus que acham que a crença em Deus é derivada duma mentira social sem reparar que o nosso cérebro está preparado para o pensamento mágico-religioso.

saúdos.

Jefferson disse...

Esso tipo de confusão, dentre tantos outros como a moral absoluta da religião e a falta de qualquer uma entre os ateus, por exemplo, é uma prova do quanto certos religiosos são incapazes de despirem-se de suas pré-concepções. Elas (pré-concepções) estão tão enraizadas em suas mentes que as pessoas nem percebem o quanto o seu olhar é egocêntrico e egoísta devido a essa lente dogmática. E quando percebemos a falta de conhecimento por parte dessas pessoas, vemos confusões mais simples ainda serem vomitadas. Informações básicas que faltam a muitos.

E temos o típico mau-caráter idiossincrático religioso, que usa dessas falácias propositalmente ou devido à limitações da crença na verdade absoluta, por vezes se autoenganando só para ambasar sua argumentação. Claro que estes não expõem infantilidades como as do exemplo do post (bem, às vezes sim).

Um exemplo é o blog http://darwinismo.wordpress.com/
Existem pessoas lá que tem o mínimo de conhecimento, sabem argumentar e tem uma boa ortografia e estilo de escrita, mas distorcem tudo o que lêem, fazem da ciência o mesmo que fazem da religião, escolhem as partes que lhes convêm e negligenciam o que derruba os seus argumentos. Um exemplo, dão a notícia de uma conferência ciêntífica dizendo que os cientistas desmetiram a TE, porém, na verdade é uma conferência científica como outra qualquer, que busca aperfeiçoar o conhecimento identificando as lacunas e tentando respondê-las, e por vezes também derrubando conceitos e hipóteses há um tempo aceitas pela a sociedade científica. Mas a motivação e a conclusão da conferência não é que a TE esteja superada, ao contrário, que está sempre em aperfeiçoamento.), tanto que a maioria das suas premissas básicas são mantidas, dando mais credibilidade à teoria.

Se até a crença judaico-cristã que se diz imutável pode se aperfeiçoar mudando suas leis - lembram de Jesus em Mateus dizendo que não mudaria nada da lei, apenas aperfeiçoá-la? conferir uma argumentação sobre isso em http://grou.ps/ateueatoa/wiki/item/reflexões:-falibilidade-ou-o-designo-equivocado-de-deus- por que a ciência que tem o compromisso com a verdade acima do ego de sustentar teorias falhas não deve se aperfeiçoar? Isso alguns religiosos parecem não entenderem.

Quem não conhece, vale a pena visitar. É um blog cristão que tenta desmintir Darwin e a TE usando uma pseudociência, que aliás, dizem poder provar deus, mais especificamente o cristianismo.

Ábia Costa disse...

Gostei do texto, também não gosto que coloquem o ateísmo como seguidor da ciência fazendo desta uma religião.

pedro_almeida disse...

ufa. fiquei aliviado pelo feedback positivo e por ter me feito entender, pq achei q essa aqui ia virar outro post-ataque polemico pra website crente me fuzilar. abraço!

Geyme Lechner disse...

Excelente texto, Pedrao!! As respostas continuam sensacionais, muito legal seu posicionamento!!!! Sobre ciencia e religiao apoio fielmente seu ponto de vista, falamos dos crentes, mas também tem muito ateu chato que nao sabe de nada e pentelha a ciencia, ainda que a ciencia nao explique tudo... Falta de fé é falta de fé! Religiao parece como time de futebol, as pessoas te obrigam a ter uma e se vc nao tem, é lesado ou infeliz... e depois te pedem explicacoes enfadonhas e inevitavelmente chegamos ao mesmo ponto, criacao do mundo, milagres, misterios do universo... Esse assunto dá muito pano pra manga...

Postar um comentário

Antes de postar, conheça as "Regras", por favor.