On sábado, 29 de maio de 2010

Você disse uma vez q existem mentiras boas. A religião não é também uma mentira boa? A idéia de q um Paraiso vem depois de uma vida sofrida não serve de consolo as pessoas, msm sendo falsa?


Pra começar, eu não disse que existem mentiras boas. Disse que nem sempre uma mentira é algo errado só por definição de ser mentira, mas pela intenção quanto ao seu uso. Mas ok, vamos usar esta conotação e veremos o que tirar dela.


A "religião" (irá entender as aspas) pode ser uma muleta mentirosa, sim, benéfica desde que a pessoa reconheça q isso é algo q a faz sentir bem, tao somente. Não da-lhe direito de interferir com a vida de outrem, com a ciencia, com o estado, com a liberdade, com os direitos, com o humanismo.

Neste conceito, isso é chamado de ESPIRITUALIDADE, não RELIGIÃO.

A RELIGIÃO é esta forma organizada e estruturada, invariavelmente institucional, q insiste em se clamar correta e dententora da moral, da verdade, estar sob o aval do criador e, portanto, interferir no mundo leigo.

É este o meu problema com ela: se vc quiser ser ESPIRITUALISTA, celebrar a vida, a beleza da natureza, crer que a vida é mais do q esta passagem e guardar isso como um CRENÇA HIPOTÉTICA (ou seja, não um FATO ou TEORIA) para si mesmo, com certeza terá todo meu respeito, assim como acontece com as pessoas q eu conheço q são assim, q ainda assim, piram a RELIGIÃO ORGANIZADA junto comigo, apesar de crerem em certas coisas pouco evidentes.


Sem contar que querer acreditar não torna algo verdade. Basicamente, acreditar no paraíso somente pelo consolo q isto me traria ao fim da vida NÃO TORNA ISSO NECESSARIAMENTE VERDADEIRO!
Eu, sinceramente, gostaria de que existisse algo além da vida. Mas eu rejeito, pq sei o quão infundado isto é.

Camisas Vero

0 comentários:

Postar um comentário

Antes de postar, conheça as "Regras", por favor.