On terça-feira, 4 de maio de 2010


Vou responder de forma geral. Apesar de a maior fonte de informação sobre Jesus ser a bíblia, pouco confiável, temos alguns registros históricos que batem e alguns vários textos das múltiplas formas do cristianismo no seu início tem coerência entre si. No entanto nao podemos sequer afirmar seu nome, já que Jesus significa "Jeová Salva" (Yeshua), onde Jeová (YHVH) é o Deus israelita. Talvez tenha sido um nome adotado.
Sabemos que nasceu e viveu provavelmente na província romana de Jerusalem, na Judéia (terra judaica, significa "louvor"). Era provavelmente casado, pois era incomum um judeu solteiro na época, que seria olhado com maus olhos.
Podemos afirmar com quase certeza de que formou uma tentativa de revolta contra Roma com fundo religioso, pregando o "Reino de Deus", que foi abafada pelo governo romano, que n gostava da idéia de "outro reino", sendo punido com a pena de crucificação pelo crime de conspiração.

As unicas referencias de registros de milagres e realizações messianicas atribuidas a Jesus se encontram nos evangelhos, creio que somente nos canônicos até, e demonstram uma grande similaridade com diversos mitos pagãos antigos, o que indica uma adaptação da mitologia pagã à mitologia cristã, para uma fácil transição religiosa.

Eu concluo é que ele provavelmente existiu como um revolucionário religioso, o que deveria ser comum de acontecer de vez em qnd na época, mas que causou muito mais comoção e acabou deixando um legado filosófico maior, tendo apelado e convertendo e conseguido público suficiente para formar uma massa crítica que viria a causar o colapso do politeismo romano anos mais tarde.
Infelizmente os registros históricos são muito vagos, o que ficou foi só a história contada pela religião.

Faça aqui sua pergunta!

Camisas Vero

4 comentários:

felippe1983 disse...

Olha é complicado afirmar com alguma certeza, existem coisas totalmente difusas umas das outras e nenhuma evidência razoável de que ele tenha existido, comentários e escritos podem ser atribuídos à uma figura mitológica.

De qualquer maneira o que atribuem à pessoa dele, não tem qualquer evidência e trata-se de plágio de outras religiões mais antigas à época.

Religiosos sempre existiram e existem até hoje, o vaticano quer canonizar um advogado brasileiro por exemplo, daqui a 100 anos o camarada será considerado um mártir, daqui a 500 um semi deus e daqui uns 1000 anos será o próprio deus que o enviou aqui para ser mártir.

Os humanos sempre usam do antropomorfismo onde os humanos se assemelham a deuses, e no caso cristão não é diferente o suposto "humano" teria caráter de deus, é antigo este conceito e quase sempre usado.

Vá numa igreja qualquer e vc verá que o camarada vai dizer que ele é um homem de deus, um enviado de deus.

Se existiu o que não existe nenhuma evidência razoável, foi no máximo um mago, vide link: http://www.msnbc.msn.com/id/26972493/ns/technology_and_science-science/

carolmarques disse...

parece q diversos lideres judeus q lutaram contra roma foram misturados para se criar o personagem biblico jesus. tem um episodio de penn & teller q fala sobre a biblia q cita apolonius como um desses a quem atribuiam poderes magicos como os de jesus

Alex disse...

Eu tenho tido dificuldade de concluir se realmente existiu tal personagem histórico que foi posteriormente mitificado e endeusado. Principalmente depois que li o especial abaixo:
http://ceticismo.net/religiao/a-maior-farsa-de-todos-os-tempos/

É grande pacas. Mas nos leva a pensar...

FABENRIK disse...

O Pedro tá de parabéns por esse e os outros posts sobre as respostas dadas ao pessoal do Formspring!
Muito boa mesmo!
É algo tão incerto que o mais bem informado dos cristãos, se o mesmo fosse largado na época de cristo e dissesse para achar Jesus e os apóstolos, acho muito difícil que encontrasse e se encontrasse não daria nem para ter certeza se eram os mesmos. E mais difícil ainda seria que todas as informações bíblicas fossem confirmadas. Para mim quase nenhuma seria.

Postar um comentário

Antes de postar, conheça as "Regras", por favor.