On sexta-feira, 7 de maio de 2010


Essa pergunta é boa pq de certa forma faz parte da minha area de pesquisa (iluminação). O ser humano n evoluiu para enxergar no escuro, sabemos q o olho humano é de alta definição sob condiçoes fotópicas (luz do dia), mas de baixa definição em condiçoes escotópicas (escuro). Por isso que o relogio biologico humano é calibrado para que nos fiquemos acordados de dia e durmamos a noite (com as exceçoes da vida moderna). E é por isso que desenvolvemos o medo do escuro como um mecanismo de defesa durante a evoluçao da espécie.

A escuridão sempre foi associada à morte, trevas, monstros, mitos e o MAL. Isso é o mecanismo de defesa que a evolução humana esculpiu para manter nós, seres que não tem aptidão de ver bem e detectar o mundo de forma confiavel no escuro, longe de lugares escuros - em tempos remotos, nas savanas (onde os hominideos surgiram), isso poderia significar a diferença entre viver, junto ao bando em torno de uma fogueira ou dentro de uma caverna, e morrer por conta de um acidente no escuro ou ataque de predadores noturnos (hienas, leões, lobos, etc), seres q estes, sim, enxergam bem no escuro.

E é por isso que todo mundo tem medo do escuro: ele representa o desconhecido, aquilo que nao conseguimos ver bem, distinguir, compreender o q se passa sob ele. O medo é um mecanismo de defesa de todo animal, por isso desenvolvemos medo ao escuro, assim como diversos animais desenvolvem medo a animais peçonhentos a primeira vista, mesmo antes sequer de ter tido contato com qualquer um na vida (cavalos, por exemplo).

O medo humano do escuro e o desejo de eliminar a escuridao onde vivia é o mesmo motor que impulsionou o nosso desenvolvimento para a iluminação pública das regioes urbanizadas e outro grande triunfo da nossa ciência: a energia elétrica (30% da EE gerada no mundo é consumida na forma de iluminação).

Faça aqui sua pergunta!

Camisas Vero

1 comentários:

Meks disse...

O mesmo se aplica com cores o vermelho dá sinal de maduro ou fresco e o azul de podre ou estragado no nosso cérebro.

Postar um comentário

Antes de postar, conheça as "Regras", por favor.