On sexta-feira, 21 de maio de 2010

Esta citação de "Humano, Demasiado Humano" nao pode ser analisada isoladamente. Isso nao é uma opinião mas uma constatação de Nietzsche sobre que, quando a distância entre entes em termos da consideraçao de si proprio como superior ou inferior a outrem é grande, existem duas medidas relatias de crueldade: vc nao acha cruel matar um mosquito, mas um feto sim. Ambos são matar, a diferenca entre eles é a distancia entre os entes e vc no q vc se conceitua como ser.

Portanto, numa hipotetica medida absoluta de crueldade, o conceito de nível de maldade não seria relativo às partes praticantes da maldade e o maltratado. Daí, nao podemos julgar que alguem é cruel, se o julgamento é proferido pelo maltradado ou a partir de seu ponto de vista, pois este tenderá a ser polarizado pela distancia (moral, etica, religiosa, específica, genérica, racial ou ideológica) entre entes.

É claro q tudo isso fica mt subjetivo dependendo do assunto que se deseja usar este conceito, por isso temos q nos atentar em relativizar ou nao a crueldade, até onde isso é aplicável ou não.

Faça aqui sua pergunta!

Camisas Vero

0 comentários:

Postar um comentário

Antes de postar, conheça as "Regras", por favor.