On quinta-feira, 22 de abril de 2010

Em as "sacanagens de deus" apresento-vos animais um tanto curiosos e que demonstram o tamanho tanto da nossa ignorância e por conseguinte da ignorância de homens de dois mil anos atrás. Com capacidades que parecem ter sido tiradas de histórias em quadrinhos. Capacidades essas que transpõem muito das escrituras ditas como sagradas. Será esse animal um antediluviano? Bem, certamente se houvesse um dilúvio ele teria sobrevivido de qualquer forma, aliás, sorte grande foi dos animais que nasceram peixes durante o tal cataclisma bíblico, não é mesmo? Quem era terrestre se deu muito mau. Deus ama os peixinhos.
Fiquem pasmos com esse animal.


Um reservatório de líquido salobro, sepultado sob uma geleira da Antártida, sustenta micróbios que vivem isolados do restante do mundo há milhões de anos, informam cientistas na mais recente edição da revista Science. A descoberta de vida em um lugar onde o frio, a escuridão e a ausência de oxigênio teriam levado pesquisadores a acreditar que a vida seria impossível foi feita por uma equipe liderada por especialistas da Universidade Harvard e do Dartmouth College. Entre os financiadores do estudo está a Nasa.


A despeito do isolamento em que vivem, os micro-organismos são muito semelhantes a espécies encontradas em ambientes marinhos do mundo moderno, o que sugere que as criaturas que hoje vivem sob a geleira são remanescentes de uma população maior, que no passado ocupou um grande fiorde. "É como encontrar uma floresta que ninguém via há 1,5 milhão de anos", disse a pesquisadora Ann Pearson, de Harvard. "Esse lago salobro é uma espécie de cápsula do tempo de um período da história da Terra", diz a principal autora do trabalho, Jill Mikucki, de Dartmouth. "Não sei de nenhum outro ambiente como esse na Terra."

Análise química do material que flui para fora do lago subglacial, inacessível, sugere que os habitantes respiram o ferro que se solta do leito rochoso, com ajuda de um catalisador de enxofre. Sem luz para fotossíntese, os micróbios provavelmente se alimentam de matéria orgânica aprisionada com eles quando a Geleira Taylor lacrou o lago, entre 1,5 milhão e 2 milhões de anos atrás. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Camisas Vero

2 comentários:

melanke disse...

meus pêsames por esse péssimo blog!

FABENRIK disse...

Fica registrada sua opinião que infelizmente não ajuda em nada para melhorar...

Postar um comentário

Antes de postar, conheça as "Regras", por favor.