On terça-feira, 6 de abril de 2010


O Inferno na Bíblia
A palavra inferno vem do latim inferii e significa lugar inferior. A idéia de inferno como um lugar de fogo para onde vão almas incorpóreas condenadas não se encontra nas Escrituras, apesar de aplicações que se fazem de textos simbólicos e parábolas.
Também a palavra inferno não faz parte do texto original da Bíblia como acontece com as palavras evangelho, batismo e outras que estão na Palavra de Deus.
A palavra inferno foi colocada nas traduções em português para substituir cinco outras palavras com significado completamente diferente do conceito religioso popular de inferno. Isso ocorreu devido à crença que o tradutor nutria previamente e que o influenciou a colocar a palavra inferno nas traduções que fez.
Algumas Bíblias antigas trazem inferno em I Cor 15:55 mas algumas modernas como a Almeida Atualizada trás “morte”, que é o correto. O mesmo ocorre em Apoc 20:13 onde se lia “a morte e o inferno”, encontra-se agora, “a morte e o além”, mas a palavra lá é hades (grego) e significa “sepultura”.
A doutrina do inferno é de origem grega e romana e as pessoas são induzidas a crer nela pela formação religiosa anterior que receberem além das falhas das traduções que geralmente usam e fortalecem um pensamento anti-bíblico.
As cinco palavras que foram erroneamente traduzidas por “inferno” são:
1. GEENA (hebraico) que é uma forma simplificada da expressão ge (vale) bem (filho) e Hinom (nome da família proprietária da área), ou seja, vale dos filhos de Hinom. Essa palavra se encontra nos evangelhos como em Mateus 5:22, 29 e nada tem a ver com um inferno de fogo eterno. Era um vale onde, no passado, se fazia sacrifícios humanos e se queimavam os corpos de pessoas aos ídolos. O profeta Jeremias profetizou que ali seriam lançados os corpos dos desobedientes e que ali ficariam expostos (Jer. 7:31-34). Nos dias de Jesus o local continuava a ser depósito de animais e lixo em putrefação e os moradores sempre ateavam fogo para consumir os restos ali deixados. Esse lugar Jesus usou para simbolizar o fim trágico que aguarda os desobedientes. Apenas corpos físicos eram consumidos no GEENA por isso que havia bichos nos corpos podres, coisa que almas não têm. Nada a ver com almas num fogo eterno.
2. HADES (grego) usada no NT juntamente com Sheol (hebraico) usada no AT significam “sepultura, lugar dos mortos, morada dos mortos”. Entre outros textos esta palavra (hades) encontra-se em Apoc. 20:13. Aqui o inferno (na verdade a sepultura) é o lugar onde estão os mortos, pois ele mesmo, o inferno=sepultura, é lançado no lago de fogo onde é destruído (Apoc. 20:14) pois a sepultura é o símbolo da morte que Jesus destruiu. Sheol, seu equivalente hebraico, também significa sepultura, sendo equivocadamente traduzida por “inferno”. Em Jó 17:16 declara-se que os mortos ficam no pó e em Isa. 14:9-11 se declara que o inferno (sheol) é um lugar onde os bichos comem os cadáveres. Também nada a ver com lugar de fogo eterno. Aliás, ainda em Apoc. 20:10 se diz que o próprio Diabo somente será lançado no lago de fogo, que se forma quando Jesus volta no Juízo Final, quando Deus derrama fogo do céu. No verso 14 diz que o próprio inferno (sepultura) também é lançado nesse final lago de fogo. Ao final explicaremos sobre o fogo ser “eterno”.
3. TANATO (grego). Esta palavra ocorre em vários lugares, mas é traduzida em I Cor. 15:55 como inferno. Na realidade a falha de tradução foi tão clara que nem os que crêem no inferno tradicional mantiveram o erro, e corrigiram na Almeida Atualizada. Lá diz “onde está ó morte (tanato) a tua vitória onde está ó inferno (tanato=morte) o teu aguilhão?” O verso 54, anterior, diz que a morte (inferno) perde a vitória e o aguilhão porque Jesus nos dá a imortalidade. Também não tem nada a ver com um lugar de fogo onde as pessoas ficam queimando.
4. A quinta e última palavra é TÀRTAROS (lugar de trevas). Esta palavra ocorre na Bíblia apenas uma vez em II Pedro 2:4. O próprio texto declara que os anjos foram expulsos da presença de Deus, ou seja, onde está a verdadeira luz, para o exterior que são as trevas, privados da luz do céu onde moravam e sem ela neles uma vez que pecaram. Conforme diz o texto esse “inferno” também não tem fogo, somente a escuridão da ausência de Deus. Além do mais, em harmonia com Apoc, 20:9,10,14 eles estão aguardando o Juízo Final quando, somente então, serão lançados no Lago de Fogo produzido pelo fogo que desce do Céu e que os destrói juntamente com os que rejeitaram a salvação de Cristo. Esta palavra, a última, também nada tem a ver com o inferno tradicional.
Surge então a pergunta: e o fogo eterno que diz Apoc. 20 se formará depois do milênio com o fogo e enxofre que desce do céu?
A expressão eterno é “aion” (grego) que significa uma duração relativa ao que se refere. Pode estar falando que é eterno sem fim ou que é eterno “enquanto dura” como disse certo poeta. Ou seja, precisamos examinar o contexto para saber se é eterno sem fim ou eterno até que acabe.
Em Apoc. 20:10 diz que serão atormentados pelos séculos dos séculos (“aion ton aion” em grego= para sempre, eternamente conforme algumas traduções). Mas esse “pelos séculos dos séculos é previamente explicado no verso anterior, o v. 9 que diz que o fogo que desceu “do céu os CONSUMIU”, logo, serão atormentados eternamente até que toda a substância seja consumida, e seu resultado, a destruição, será eterna, pois o fumo, ou fumaça que disso resultar estará no espaço “para sempre”, isto é, até que tudo que pode ser queimado, acabe.


Camisas Vero

11 comentários:

Leandro disse...

O inferno é a sepultura da quão podemos mais levantar, visto que a morte nada mais é do que um sono para os que aguardam o retorno de Jesus!

Meks disse...

Leandro só tem um problema Jesus disse que voltaria na mesma geração http://obomherege.blogspot.com/2008/03/equvoco-de-jesus-sobre-sua-volta.html e outras promessas que não cumpriu.

Teodorio de Queiroz disse...

Nunca vi tanto eufemismo para explicar a palavra inferno.Ainda bem que o inferno não é aquele lugar tão sórdido, onde o bicho que os roe nunca morre nem o fogo que os queimam nunca se apaga!!!

Diego disse...

O inferno que conhecemos hoje (ou não) surgiu do famoso livro "A Divina Comédia" onde o eu-lírico (o próprio autor, Dante) discreve o inferno como sendo um lugar subterrâneo com labaredas e castigos separados por seções de pecado. Com a ascenção do espiritismo, o inferno é descrito como uma favela atualmente, em que os espíritos sem luz vivem. Acredito em Deus e Jesus sim, mas ha algum tempo ja não acredito em inferno, pois se existisse ou se já existiu, já teria sido destruído, mas por via das dúvidas...

Alexsergramos disse...

nossa nimguem sabe como é la no inferno
mais eu sei que depois que morrer tem dois lado na eternidade
e um desses teremos que escolher so depende de todos
ae ja vai ser tarde de mais vai ser so pela bondade de Deus mesmo quem continua aqui na terra não salva nimguem que esta la do outro lado so depende de vc com a vida mesmo
nesse mundo ae que esta cheio de droga, prostitução homesexualismo nesse mundo tem muitas pessouas bouas ainda tem muito amor ainda por que Deus esta mostrando a bondade dele ainda o quanto Deus esta sendo bom e tem muitos purai que não ve isso, eu não falo so pur calsa disso que eu falei não mais por muitas coisas so depende de todos nos por que tem muitas coisas nos jornais que mostra o tamanho da violencia que passa na televisao mais no mundo tanbem
mostra so no caso das drogas o tamanho do estrago que ela esta fazendo desejo tudo de bom para todos

Alexsergramos disse...

é que a palavra inferno paresse que meche com muita genti purai paresse que não sabe oque vem depois da vida

Alexsergramos disse...

nossa como é que sera em se todo mundo escutava falar do inferno e ja ficava preucupado com isso kkk
eo pior que não fica não em
é que eu acho que não sabemos como é la no inferno
quem passo dessa vida pra outra ja não ve mais nada aqui em
quem esta la no caixão sendo velado com bastante genti em volta chorando enquanto sua alma esta la do outro lado e seu corpo em deconposição depois de ser enterrado la no cemiterio
sera como dis os evangelicos vc ja aceito Jesus pra fazer parte de sua vida emquanto é tenpo ou não então aceita em aceita se não vai ser tarde depois quando chagar a hora de morrer e estiver num caixão não adianta chora é
Deus deu o corpo para genti viver mais não vai ser para eternidade toda um dia teremos que partir em

Meks disse...

Ué não existem provas de nada depois da vida, só a morte.
É assim com todos os animais por que deveria ser diferente conosco ?

Meks disse...

Ou aceite os deuses hindus e reencarne hahaha, existem várias religiões para esconder esse medo do fim, mas é somente isso que ele é o fim.

Meks disse...

Hum qual foi a providência divina para essa "desordem" antigamente ?
Ah é foi o Dilúvio para o deus judaico/cristão/islâmico. Mas ele próprio se arrependeu não é mesmo, que coisa um deus onipotente não poder retirar a maldade do mundo ?
Maldita cobra falante que começou tudo isso hahaha.

Jefferson disse...

Devo discordar colega. Na verdade foi Dante o influenciado pela teoria de inferno do pensamento medieval, e não o contrário. Ele, assim como qualquer artista, é fruto do seu meio, por mais que tenha influenciado com o seu pensamento, em qualquer caso, o discurso é uma mentalidade coletiva, ou faz parte da 'estrutura mental' conforme Lucien Goldmann, dentre outros estruturalistas, mostra em suas análises de discurso, é uma reprodução do pensamento vigente por mais revolucionário que possa parecer para a época em questão. (o que não é o caso do inferno de Dante, pois, não obstante o seu cráter literário e a trama, as representações do inferno daquela forma já existiam no imaginário medieval criado pela Igreja Católica.
Abraço!

Postar um comentário

Antes de postar, conheça as "Regras", por favor.