On segunda-feira, 26 de abril de 2010

Pra um ateu com certeza existe moral, e na verdade os vejo mais corretos essencialmente do que os crentes. Mas a moral dos ateus geralmente, ja que nao ha dogmatismo, se baseia em algo proximo de olho por olho dente por dente?

Dogmas são premissas inquestionáveis. Rejeitamos este conceito, nossa moral vai advir daquilo que soa correto numa sociedade humana igualitária, humanitária e que zela pelo bem coletivo e direitos das minorias. Por isso pode evoluir e melhorar.

Definir a moral como dente por dente é dogmático por si só, assim como era o Codigo de Hamurabi de onde descende esta expressao. Além de ser algo mais antigo que a própria bíblia, nao vamos sair praticando atos de barbarie ou direito primitivo, assim como este livro da idade do bronze prega.


O ateu deve se orientar sempre pela lógica? Comportamento emotivo não descaracteriza um ateu?

N é bem assim, preto e branco. Emoçoes e sentimentos sao coisas humanas tb, mas existem diversas interpretaçoes que podemos dar - buscamos recorrer à razão para nao dar conotaçoes irreais ou executar açoes irracionais diante delas. Comportamento emotivo é humano, e o ateísmo caracteriza a crença do cara, ou seja, nao vamos dar conotaçoes etéreas para experiencias emocionais ou sentimentais.


Você se contenta só com aquilo que vê e entende?

Eu me contento só com aquilo que pode ser explicado racionalmente, mesmo que eu não entenda ainda.


Você acredita em Deus? No sentido, deus, força maior, o supra-universo, a causa primeira? Ou você ignora TODA e qualquer hipótese sobre-natural?

De modo geral, eu nao ignoro, eu REJEITO qualquer hipótese ou explicação pelo sobrenatural, por serem de extrema subjetividade. Eu ignoro estes conceitos de força maior (existem as leis da física, mas elas sao leis naturais e nao coisas sobrenaturais), primeira causa (n faz sentido, se tudo tem uma causa, deus tb tem q ter uma) e portanto o ser ou coisa a quem foi atribuido estas características me parece no mínimo improvável.


Camisas Vero

2 comentários:

eduardolanna disse...

koé gordo lerdo pede o pimentel o email dele e me manda ai por email q quero falar com ele vlw

FABENRIK disse...

Olha o seu e-mail, que eu já respondi!

Postar um comentário

Antes de postar, conheça as "Regras", por favor.