On segunda-feira, 8 de março de 2010

Postagem exclusiva para assinantes do Feed, participantes da rede social focada no Ateísmo Atheist College, e Seguidores do Twitter

Feed - Definição

Web Feed (vindo do verbo em inglês "alimentar") é um formato de dados usado em formas de comunicação com conteúdo atualizado frequentemente, como sites de notícias ou blogs. Distribuidores de informação, blogueiros ou canais de notícias disponibilizam um feed ao qual usuários podem se inscrever, no formato de um link.

Como assinar um Feed



Feeds são uma forma de você poder ver o conteúdo de diversos sites e blogs sem precisar ficar visitando cada um deles pra ver se postaram coisas novas. Pra quem lê muitos blogs isso é uma grande mão na roda.
Se você não sabe assinar, um feed, isso é muito fácil. Primeiramente, você precisa de um leitor de feeds. Este leitor pode ser um executável no seu computador ou um web reader, que é um site que lê seus feeds. Eu sinceramente recomendo os web readers, que podem ser facilmente acessados de qualquer computador (caso você queira ler em casa e no trabalho, ou na faculdade, ou qualquer outro lugar). Temos alguns ótimos web readers, entre eles o Google Reader, Bloglines, Pageflakes, Netvibes e muitos mais. Pessoalmente, recomendo o Google Reader.
Depois que você escolhei seu leitor de feeds (e se registrou nele), você precisa assinar os feeds que você quer ler. Depois de assinar, basta entrar no seu leitor e você vai poder ver os últimos posts e quais ainda não foram lidos.
Como assinar um feed – modo direto
Assinar um feed é muito fácil. Basta você entrar no seu leitor de feeds, clicar em assinar (subscribe) e inserir o endereço do blog que vc quer assinar. Seu leitor vai encontrar os feeds do blog, e pronto.
Em alguns leitores, caso ele encontre mais de um feed no mesmo blog, vai pedir que você selecione um deles. Isso geralmente não importa muito para você, e basta escolher qualquer um deles, o resultado é o mesmo. Em leitores como o Google Reader, que recomendei, ele simplesmente pega o melhor para você, sem perguntar nada.
Como assinar um feed – botões
Alguns sites possuem botões que permitem que você adicione o feed diretamente nos leitores mais famosos, diretamente pela página do blog. Quer ver um exemplo? Aqui no Ateu e à toa, na parte de baixo de cada postagem, você vai achar o botão do nosso feed. Clicando lá, você vai ser levado para uma página com botões pra adicionar o feed em leitores como Pageflakes e Netvibes. Basta clicar em um destes botões e o feed será assinado neste leitor.
Note que você precisa ter uma conta no leitor de feed que quer assinar, ou o botão não adiantará de nada.
Como saber se um site/blog fornece feeds?
Caso você tenha dúvida para saber se um site fornece ou não feeds, saiba que não é difícil descobrir. Primeiro, que provavelmente o site terá em algum lugar um botão ou imagem anunciando seu feed. Se não tiver, não tem importância também.
O meio mais fácil é vendo pelo seu próprio browser. Um exemplo é o firefox. Se você está usando o firefox e acessa um site que fornece feed, ele vai mostrar a imagem a seguir lá em cima na barra de endereços.



[Imagem de feed]Outros navegadores, como Opera, Konqueror ou o Internet Explorer 7 também exibem ícones para indicar que um site ou blog fornece seu conteúdo em feeds.
Então aproveitem, assinem nosso feed, e sejam felizes!


Fonte: Tomate Cru


Camisas Vero

1 comentários:

Robson disse...

Muito bacana a explicação. Robson Eustáquio de Mesquita.

Postar um comentário

Antes de postar, conheça as "Regras", por favor.