On quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O dragão-de-komodo é um animal capaz de reprodução por partenogénese, descoberta em 2007.

Partenogénese, partenogênese ou partogênese (do grego παρθενος, "virgem", + γενεσις, "nascimento"; uma alusão à deusa grega Atena, cujo templo era denominado Partenon) refere-se ao crescimento e desenvolvimento de um embrião sem fertilização, isto é, por reprodução assexuada. São fêmeas que procriam sem precisar de machos que as fecundem. Embora haja a intervenção de um gâmeta feminino, não pode ser, só por isso, considerada sexuada, pois não há , como já foi referenciado, a fertilização de gâmetas, mas sim a divisão por mitoses sucessivas de um só gâmeta. Atualmente, a biologia evolutiva prefere utilizar o termo telitoquia, por considerá-lo menos abrangente que o termo partenogênese.

A partenogênese ocorre naturalmente em plantas agamospérmicas, invertebrados (e.g. pulgas de água, afídeos, abelhas) e alguns vertebrados (e.g. lagartos, salamandras, peixes, e até mesmo perus). Os organismos que se reproduzem por este método estão geralmente associados a ambientes isolados como ilhas oceânicas. Na maioria dos casos, no entanto, a partenogénese é apenas uma possibilidade eventual, sendo a reprodução com contribuição gênica paterna a mais comum. Esta alternância pode surgir por pressão ambiental e denomina-se heterogamia.


Em abelhas

Na sociedade das abelhas ocorre um fato curioso: tanto os óvulos fecundados como os não fecundados podem originar novos indivíduos.

As rainhas e as operárias resultam do desenvolvimento de óvulos fecundados, sendo, portanto, diplóides. A diferenciação entre elas é estabelecida pelo tipo de alimento fornecido às formas larvais:

* as larvas que originam operárias são nutridas com mel e pólen;

* as larvas que originam rainhas recebem geléia real como alimento.

Os zangões, cujas larvas são nutridas com pólen e mel, são haplóides, uma vez que resultam do desenvolvimento de óvulos não fecundados. Os zangões, originando-se de óvulos não fecundados, herdam todos os genes que possuem da “mãe”(Rainha), uma vez que não têm “pai”.


1.  Recentemente foi documentado, pela primeira vez, um caso de partenogênese em uma fêmea de dragão-de-komodo, no Zoológico de Chester, no Reino Unido. Ver notícia no Guardian Unlimited de 20 de dezembro de 2006 e na BBCBrasil.com de 21 de dezembro de 2006.
2.  "Cientistas confirmaram um segundo caso de "nascimento virgem" em tubarões após testes de DNA em um exemplar da espécie Carcharhinus limbatus, nascido em um aquário da Virgínia, nos Estados Unidos, informa a agência AP. Em um artigo publicado na revista cientifíca The Journal of Fish Biology, as análises comprovaram que o animal nasceu sem fecundação do óvulo, ou seja, se desenvolveu sem o material genético do pai." Confirmado novo caso de nascimento virgem em tubarões. Página visitada em 11 de Outubro de 2008.

Camisas Vero

4 comentários:

Unknown disse...

OH Espiríto Santo safado nem os animais ele perdoa hahaha.Vive engravidando os outros por aê !!!

Unknown disse...

É a perfeição de deus, macho e fêmea como o Hagnus disse.

Hauhauhauahaa

Juli_nx disse...

estou perguntanu onde e como ocorre a fertilizao e naum coisa de grago

Meks disse...

http://www.infopedia.pt/$partenogenese

Postar um comentário

Antes de postar, conheça as "Regras", por favor.