On quinta-feira, 8 de abril de 2010

Resolvi revisitar esta postagem que, pessoalmente, julgo uma das mais maneiras do AeA, que fala sobre a idéia de livre-arbítrio, e resolvi colocá-la na parte de enquetes. 
Quem quiser votar, está disponível lá na parte de enquetes!
Quem quiser reler ou ler, se perdeu esta postagem, fique à vontade!
É só clicar AQUI!
Segue uma tirinha legal que achei no




Um grande motivo de grandes debates entre várias formas de pensamentos é o livre-arbítrio. Passando rapidamente por algumas dessas visões diferentes podemos chegar a algum posicionamento sobre tal questionamento.

Na filosofia existem vertentes opostas chamadas de determinismo e indeterminismo, sendo o primeiro disseminador da ideia que não tomamos nossas decisões, somos frutos de agentes exteriores, do passado. A segunda, indeterminismo diz exatamente ao contrário, que podemos escolher nossas ações e que não haveria uma influência anterior, e mesmo que haja somos livre para escolher sendo desprezível as condições externas. Além de ser possível encontrar formas combinadas e mais brandas ou extremas de cada linha de pensamento citada acima.

Essas vertentes filosóficas trazem o questionamento se o indivíduo teria responsabilidade em suas ações, considerando cada linha de pensamento. Uma ataca a outra sobre o questionamento da chamada responsabilidade moral. Seria o indivíduo culpado por ação que não teve escolha em realizar? Assim indagam os indeterministas sobre o pensamento determinista. Por conseguinte, os deterministas defendem que o mesmo deve ser punido por ações realizadas, mesmo não sendo o causador direto, pois é certo que seja punido. Ainda assim, existem da mesma forma combinações diferentes e formas mais ou menos extremistas dessas filosofias.


Na ciência vários experimentos realizados tentaram responder esse questionamento. Levando os agentes a escolherem aleatoriamente que mão levantar e posteriormente tentando influenciar suas ações de diversas formas, sem que os mesmos não tivessem o conhecimento de tal. Quando indagados sobre suas escolhas ainda tinham certeza de que realmente escolheram. Sendo que em muitos casos a influencia externa modificou em oitenta por cento o resultado de quando não havia influência de agentes externos. Existem inclusive estudos acerca da genética no comportamento de cada um.


A Psiquiatria e a Neurologia estudam várias desordens que são chamadas de desordens do livre-arbítrio, onde a pessoa tem ideia de ter controle sobre suas ações não as tendo, de fato. Um exemplo é o transtorno-obsessivo-compulsivo de lavar as mãos indefinidamente.




O hinduísmo diz que o karma é responsável pelas ações de cada um, não tendo seu controle das mesmas. Já o Budismo cita três agentes externos que modificam o controle das ações, sem eles realmente o livre-arbítrio seria uma verdade absoluta, somente não sendo devido a estes três, sendo estes influências do passado, acontecimentos no presente e as consequências no futuro.


Chegando a Teologia temos o conflito que é muito debatido, indagando-se que o livre-arbítrio não é compatível com a onisciência divina. Uma vez que Deus está presente, passado e futuro tendo conhecimento dos acontecimentos. Assim sendo, estando tudo determinado antes mesmo de acontecer. Os teólogos defendem que o ter o conhecimento de Deus é na posição de mero espectador, e mesmo dessa forma cada pessoa seria capaz de tomar uma atitude diferente, Ele simplesmente saberia em que ia resultar essa ação.



Politicamente os cristãos debatem que o comunismo interferiria diretamente no livre-arbítrio de todas as pessoas, não lhes dando a oportunidade de escolha.


O Calvinismo diz que Deus já determina os salvos antes de sua criação. Podendo assumir outras vertentes de pensamento.

O Metodismo em uma de suas linhas de pensamento, o arminianismo, Deus toma a iniciativa para a salvação e o homem por sua vez pode ou não atender essas espectativas.

No catolicismo grandes representantes de estudos sobre o assunto foram São Tomás de Aquino e Santo Agostinho, o último defendendo a ideia que não cai em contradição, esse conceito de livre-arbítrio, com a graça divina.

O mormonismo prega que o homem tem liberdade, mas não tem controle sobre as causas de suas ações.


O espiritismo diz que o conceito de livre-arbítrio tem ligação direta com a evolução moral e intelectual do espírito


Estes são os diversos conceitos sobre o assunto, qual é o seu?



Adaptado da Wikipedia

Camisas Vero

0 comentários:

Postar um comentário

Antes de postar, conheça as "Regras", por favor.