On quinta-feira, 8 de setembro de 2011


Vamos ao segundo "argumento", que nós achamos interessante publicar, enviado através de nossa página "Por que você crê?".

Eis:
----------
Nome: alvaroalencar
Email: ac.alvaro@gmail.com
Religião/Cosmovisão: ateu
Site: processosmentais.blogspot.com
Estado: mg
Motivo pelo qual você crê em divindades: Não creio num deus pessoal, nem numa entidade de qualquer gênero denominável de deus.

Mas entendo que é perceptível o poder que o símbolo de deus têm sobre as pessoas. Pra ilustrar o que ocorre, a "manifestação de deus sobre os homens", que poderia ser a "manifestação da pedra verde sobre os homens" (caso acreditassem), apresento um caso hipotético e comum:

Um teísta pede a seu deus em voz alta, outro teísta ouve e pensa:
- pô, o cara tá pedindo pra deus, vou ajudar esse cara.
O teísta 2 ajuda o teísta 1, o teísta 1 pensa que foi deus que ouviu o pedido e crê ainda mais, por que ele teve seu problema resolvido.

Se pensarmos bem, antropologicamente, o teísta 2 só ajudou o teísta 1 por causa do símbolo que o teísta 1 usou, então, foi por causa de deus mesmo.

Sem contar o placebo que muitas vezes funciona, se o cara acredita muito, não sei como, mas às vezes percebemos que dá resultado.

Deus é um símbolo irracional do bem. É ridículo, entendo, mas as pessoas são mesmo ridículas.
----------
Cliquem aqui, para visualizar todos os "Por que você crê?". E aqui, para ver a página e enviar o seu, caso seja crente.

Camisas Vero

2 comentários:

Anônimo disse...

Ok, vamos cortar os intermediários, fazer o bem às pessoas e saber que a humanidade não é tão podre quanto os crentes dizem \O/

Excelente post!

Anônimo disse...

Crente se engana para não ter que encarar a vida de frente e por eles mesmos. Como Homer J. Simpsons já dizia, "a culpa é minha e coloco em quem eu quiser". Isso que os crentes fazem com a vida deles, a vida é deles e colocam em deus, assim não precisam assumir o próprio fracasso, ao invés disso, falam que o culpado a.k.a. deus quis assim.

Postar um comentário

Antes de postar, conheça as "Regras", por favor.