On sábado, 24 de julho de 2010

 


Não me considero uma militante do ateísmo – ou pelo menos ainda não – tão pouco uma defensora da religião, apesar de ter passado boa parte da minha vida professando fé em uma.
Antes de qualquer coisa, quero dizer que sim, sou ateísta; o que muitos podem questionar devido a minha posição de não ter total repugnância à religião como os demais. Na verdade tenho repugnância a muitas coisas dentro da religião, o que acontece e a forma como ela manipula as pessoas as levando crer estarem ao lado da verdade e se sentirem superiores aos demais que não tem religião.
A minha grande pergunta é: o ateísmo é superior à religião? E se é, por quê?
Muitos vão me dizer que é porque somos mais racionais, que não nos deixamos ser levados por ilusões e etc. concordo, mas também não acredito que TUDO na religião seja ruim.
Certo, antes de me apedrejarem deixem-me explicar..
A religião nos ensina a sermos fanáticos, a entregarmos nossas vidas a um ser superior, que na verdade é o líder religioso, mas ela também nos ensina que o ser é maior que o ter, nos ensina a perdoar quando somos feridos, nos ensina a ter esperança quando tudo parece contrário.
Eu sei que muitas vezes o que vale na religião é o dinheiro, o número de fiéis quase sempre é convertido em cifras; mas não podemos simplesmente jogar tudo no mesmo saco e dizer que tudo seja ruim, desta forma estaríamos nos igualando a eles, que dizem que o ateísmo é ruim, que vamos para o inferno, e blá, blá, blá... Coisas que certamente se você é ateísta já ouviu em algum momento, e o pior nos acusam de muitas coisas, sem conhecimento de causa, não estaríamos nós fazendo o mesmo?
O que quero enfatizar, é que existem pessoas boas religiosas, assim como existem pessoas fanáticas religiosas; existem aquelas que ao saber que você é ateísta simplesmente vão mudar de assunto para não haver conflito, assim como existem aquelas que irão querer impor suas verdades infundadas. Somos seres individuais, cada um com sua forma de agir, não podemos julgar a todos pela sua crença ou falta dela, não podemos dizer que uma pessoa é ruim porque segue Buda, ou Jesus, ou Xangô.
Existem crenças que são maléficas a sociedade? Sim, assim como existem crenças que de alguma forma beneficia alguém, e a melhora como pessoa.
A religião com toda certeza, possui mais aspectos negativos do que positivos, mas negar que haja algo de benéfico nela é no mínimo falta de senso crítico.
Não defendo religião, ou a idéia de deus – longe de mim, fazer isso – o que defendo é a individualidade humana, e o não pré-julgamento pela crença de outrem.

Camisas Vero

3 comentários:

Alex Rodrigues disse...

Concordo com seu texto, Ábia.
Particularmente, considero qualquer religião uma bobagem. Porém, vejo quer há pontos positivos em algumas delas. Percebo tb que não é todo mundo que consegue se livrar das amarras das crendices religiosas, e vivem bem assim.
Quase todo mundo que conheço tem algum nível de crença no deus cristão, porém digo com certeza que para quase todos eles essa crença influi muito pouco (ou quase nada) no cotidiano. E eu acho isso ótimo... Prefiro 100 religiosos moderados a 1 fanático fundamentalista.

Tem gente que considera hipocrisia acreditar em deus, na autoridade do Papa, da ICAR, mas tb aceitar a evolução como verdade científica, ser a favor da união homossexual e da legalização do aborto. Ora, e daí? Tb prefiro 100 desses "hipocritas" a 1 fanatico baderneiro...

Ábia Costa disse...

Sim Alex, é exatamente disso que me refiro ;)

Flapo disse...

Eu particularmente acho a religião algo ruim... Completamente ruim.

Olhe o mundo como está cheio de guerras e desigualdade. E se olharmos para o passado a coisa só piora.

Um mundo com religião é um mundo feio, burro e dividido.

E quando eu digo burro é por usar a fé... Desde quando a fé é uma coisa boa?

Posso até estar sendo como nossos amigos religiosos ao me opor com tanto vigor contra a religião, mas faço isso apenas por não gostar do mundo que vejo quando abro a porta e por saber que a religião que moldou ele assim.

Postar um comentário

Antes de postar, conheça as "Regras", por favor.