On terça-feira, 16 de março de 2010

Desde a época de Darwin, a humanidade tem conhecimento da teoria da evolução. As espécies vivem e, ou adaptam-se ao meio, ou são extintas. Assim, muitos dos animais que existiam anteriormente já não existem mais como os mamutes e os trilobitas.
Sabemos que tais animais já existiram porque deixaram fósseis que mais tarde foram descobertos pelos cientistas. Ossos e carcaças fossilizados ajudam o homem a montar o grande quebra-cabeça da história da vida na Terra.
Mas a evolução deixa outros vestígios durante seu curso. Alguns destes vestígios são os órgãos sem uso que alguns animais têm, inclusive o ser humano. É disso que esta lista se trata: órgãos humanos que já não têm função no corpo.

5. Dedos do Pé

Dedos do Pé
Quando se vive em árvores, dedos nos pés servem para ajudar a locomoção, pois é mais fácil usar quatro (e às vezes, como veremos abaixo) membros para se locomover do que apenas dois. Mas dado que os pés dos humanos são utilizados apenas para dar sustentação a nosso corpo bípede, não faz sentido termos dedos nas pontas dos pés. A serventia deles, para nós, já acabou faz tempo.

4. Cóccix

cóccix
O cóccix, aquele ossinho do final da coluna vertebral, nada mais é do que uma cauda residual. Nossos antepassados, ao viverem em árvores, provavelmente necessitavam de uma causa para poder ter equilíbrio e comunicação entre seus pares (cães abanam o rabo quando estão felizes, lembram?). Quando os primatas dos quais evoluímos ficaram bípedes, o velho rabo foi se tornando cada vez mais inútil, até que encolheu e ficou como está hoje. Há casos de anomalias em que pessoas nascem com cauda, mas isto é muito raro.

3. Dentes do siso

Dentes do siso
Muitas pessoas arrancam seus dentes do siso (ou juízo) ao chegar na idade adulta. São quatro dentes inúteis, mas que ainda insistem em nascer. São duas as explicações para que eles, apesar de algumas vezes doerem tanto, existam em nossas bocas. A primeira se deve ao fato da mandíbula humana ter se tornado menos que a de seus ancestrais. Apesar do tamanho inferior, os dentes de siso continuam lá, tentando crescer em um espaço que já não os acomoda confortavelmente. A segunda tem a ver com higiene. Como era comum há anos atrás, um homem com 18 anos já tinha perdido a maior parte de seus dentes. Assim, os dentes de siso cumpriam um importante papel na mastigação.

2. Mamilos masculinos

Mamilos masculinos
Um desavisado que estude teoria da evolução pode se perguntar: dado que o homem tem mamilos, isto quer dizer que ele evoluiu da mulher? Não, isto não é verdade. Homens e mulheres têm mamilos porque, nos primeiros estágios embrionários, todos são fetos assexuados. Só em um estado mais avançado é que a testosterona vai fazer a diferenciação sexual. Além disso, mamilos masculinos são residuais: eles podem ter um pequeno papel nas relações sexuais e um pequeno número pode chegar a lactar.

1. Apêndice

Apêndice
Nos mamíferos herbívoros, o apêndice é um órgão grande que serve para ajudar na digestão de grandes quantidades de alimento. Nos humanos, ele não tem nenhuma função digestiva. Biólogos acreditam que o apêndice era importante para algum ancestral humano cuja dieta se baseava em plantas. Atualmente, ele só serve para inflamar e ser operado.


Fonte: A Grande Abóbora

Camisas Vero

14 comentários:

Dafne disse...

Será que alguém pode chamar o seu chefe? Cara, alguém precisa falar pra ele que vc não trabalha!

Felippe Del Bonne disse...

hahahahaha, ÊÊ fabenrik enm!!!!


Evolução é fato!,, esse cabeludo cheira de vez em quando enm!!, tá de brincadeira, vou dar uma dura nele a próxima vez, irresponsável né!!!

rsrsrsrsrs

Reinaldo disse...

os dedos do pé são super importantes, na Natação, serve para dar impulsono salto e os outros para não deixar só um dedo solto p/ vc ficar toda hora batendo o dedão na mesa, porta, cadeiras, etc, é o dedo midinho que tem que se foder.

Raphael Monteiro disse...

Cara eu uso os dedos do pe pra caralho! Alem da natação com o Sijuu (onde vc arrumou esse nome??) eu uso pra catar meias, e coias pequenas como por exemplo parafusos.
Um bom preguiçoso sabe fazer o bom uso deles!

Paula disse...

Hahahaha, muito bom!!

Não quero nem imaginar uma pessoa nascendo com cauda .__.

Unknown disse...

Pô iria ser super legal ter cauda me sentiria um Sayajin hahaha.

Anônimo disse...

Visto pelo fato de "Deus" ter criado realmente não há muita utilidade, a não ser pelo apêndice que contem certas bacterias que utilizamos para digerir melhor.Agora se olharmos pelo lado do evolucionismo esses são aspectos foram uteis mas comforme não fora usados foram "atrofiados".

maus disse...

Existe alguma outra espécie que ja descartou o uso dos dedos do pé ou os humanos tem a honra de serem os primeiros?

Dafne disse...

Eu viveria muito bem sem os dedos do pé, estilo turma da Mônica.

Guilherme disse...

Tem certeza que os dedinhos do pé não servem para auxiliar no equilibrio?

Unknown disse...

Segunda melhor resposta que já deu, Dafne, caracaoles, turma da Mônica foi demais.

intifada disse...

irmão...ótimo post. só corrige depois aí a do apêndice,pq descobriram que ele é um órgão imunológico (defesa) do corpo.
que merda,né? hehe temos que arrumar uma parte inútil pra substituir... sobrancelha?
abraço.

Iury BAS disse...

@ intifada Mas a sobrancelha é extremamente útil! Ela retém o suor que escorre pela sua testa, sem ela todo aquele suor iria diretamente para o olho, que faria você ficar cego toda vez que uma gotinha caísse nele, pois o suor é salgado.

Mas tipo, Cóccix deveria ter permanecido grande e ficado como uma calda cara! Seria muito legal ter um rabo, pelo menos eu vejo muita utilidade que poderia ser dada a tal membro. E tenho certeza que seria algo sexy se fosse comum a todos os humanos, pois seria algo natural.

Anônimo disse...

Quanta idiotice. Logo se vê que não entende nada dos estudos atuais em medicina. O apêndice tem funções de proteger a flora intestinal e os dedos dos pés para dar equilíbrio, basta ver quem tem os dedos amputados a dificuldade que tem em andar. Tente andar levantando os dedos

Postar um comentário

Antes de postar, conheça as "Regras", por favor.